Jornal, Revista Científica, podcasts e lives fazem parte da proposta do departamento para divulgação de temas com alta relevância
O Departamento de Direito Privado e Processual (DPP) da Universidade Estadual de Maringá (UEM) desenvolve o Projeto de Extensão: Jornal ‘O Direito pensa’.
Segundo o coordenador do projeto, Antônio Rafael Marchezan Ferreira, a iniciativa surgiu por parte dos estudantes que fazem parte do Centro Acadêmico Horácio Raccanello Filho (CAHRF) do curso de Direito da UEM. “Eles se reuniam, elaboravam o jornal e publicavam semestralmente com recursos advindos de doação. Também fizeram uma página no Facebook e Instagram, para divulgação de notícias, publicação de entrevistas e outras atividades”, explica.
Hoje, o projeto está dividido em duas grandes áreas: a acadêmica, voltada à confecção da revista científica (a qual a página da web encontra-se em desenvolvimento), publicação de anais de eventos, organização de eventos e cursos acadêmicos; e Comunicações e Mídia, com ênfase na produção dos quadros do IGTV, podcasts, publicação de artigos de opinião, cobertura de eventos, criação de campanhas e entrevistas.
O projeto também mantém o canal do YouTube https://www.youtube.com/channel/UCYhGRJAStvAbzUoPR0-mhCA , onde estão sendo realizadas lives e cursos abordando temas de alta relevância com diferentes perspectivas.
Revista Científica
Originada do jornal, a Revista Científica: ‘O Direito pensa’, teve seu primeiro volume publicado nesse ano de 2020. Com 155 páginas, a publicação on-line conta com nove artigos, de 14 autores, dispostos em 155 páginas.
A publicação é semestral, com fluxo contínuo de artigos, aberta à comunidade científica e voltada a viabilizar a divulgação de artigos originais, dotados de ineditismo.
No corpo de editorial é composto por docentes de diversas Universidades Brasileiras e Internacionais, a fim de se garantir o desenvolvimento, em âmbito acadêmico, dos participantes de cada edição por meio da troca de conhecimentos e experiências.