DMO permitirá ao curso de Educação Física autonomia no ensino, pesquisa e extensão
O Departamento de Ciências do Movimento Humano (DMO) recém-implantado na Universidade Estadual de Maringá (UEM), Câmpus Regional do Vale do Ivaí (CRV), em Ivaiporã, já está em pleno funcionamento.
Atualmente, o CRV possui três cursos: História, Serviço Social e Educação Física, visto que a criação desse novo departamento abrange este último. Antes da implantação, o curso de licenciatura respondia ao Departamento de Educação Física (DEF) do câmpus sede.
Eduard Angelo Bendrath, chefe interino do DMO, explica que o departamento atua recebendo as demandas dos processos internos de seus docentes, discentes e servidores técnicos, dando os devidos encaminhamentos a partir do ordenamento legal, e respondendo pelos aspectos didáticos, científicos e administrativos da comunidade vinculada a ele.
O curso conta com ampla estrutura para atender os alunos nas aulas práticas das disciplinas.
Ainda segundo Bendrath, para os docentes e discentes do curso de Educação Física, a criação de um departamento próprio é símbolo de independência e voz. “A importância de existir um departamento próprio diz respeito à autonomia na condução do ensino, da pesquisa e da extensão, além da representatividade e voz junto às instâncias deliberativas superiores da UEM”, afirma Bendrath.
A partir da autonomia administrativa desse departamento, será possível propor projetos que abrangem a comunidade externa que compreende toda a esfera de influência do Vale do Ivaí, localizado na região Sul do Paraná, sendo composto por 26 municípios.
Além disso, os docentes do DMO também integram programas de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) no câmpus sede, qualificando ainda mais o departamento.
Eleições para chefia do DMO
Nesta quinta-feira (12/11) acontecem as eleições para chefe de Departamento. A chapa única é constituída por Eduard Angelo Bendrath concorrendo como chefe e Marcos Vinicius Francisco, como vice.
Os docentes e discentes do curso de Educação Física podem votar pelo site: https://www.npd.uem.br/eleicao/.
Este sistema de votação da UEM foi desenvolvido pelo Núcleo de Processamento e Dados (NPD) para eleições durante o período do Ensino Remoto Emergencial (ERE).
*Com supervisão dos jornalistas da Assessoria de Comunicação Social (ASC).