cartaz video

Audiovisuais são produto de grupo de pesquisadores do Mudi

O Museu Dinâmico Interdisciplinar, da Universidade Estadual de Maringá (Mudi/UEM), está produzindo uma série de vídeos sobre neurociência para explicar fenômenos do dia a dia. A proposta é de um grupo de docentes, agentes universitários, graduandos e pós-graduandos, vinculados a projetos do Museu. Eles se uniram aos voluntários da Associação de Amigos do Mudi para exibir palestras e outros materiais, em um canal no Youtube, como forma de interação com o público, em tempos de pandemia e isolamento social.

O Museu Dinâmico Interdisciplinar é um órgão que desenvolve ações, especialmente, de divulgação científica em várias áreas das ciências naturais. Recebe, em sua sede física, milhares de visitantes a cada ano. São, na maior parte, grupos de escolares, que descobrem em suas exposições um terreno fértil para o aprendizado. Porém, a partir de meados de março de 2020, com a chegada da pandemia da Covid-19, o espaço foi fechado para atendimento ao público e a maioria das ações foi prejudicada.

A partir de então, foram discutidos temas relevantes que pudessem ser gravados de forma simples, diante das dificuldades impostas pela pandemia, para manter parte do público conectado com o Museu.

marcilio site

Conteúdo – “Após algumas atividades desenvolvidas e publicadas no canal, o grupo entendeu ser possível realizar ações na forma de sequências, chamadas de playlists. Um dos temas escolhidos foi a ‘Neurociência Aplicada ao Cotidiano’, diante da grande aceitação”, explicou o coordenador do Museu, o professor do Departamento de Ciência Morfofisiológicas (DCM/UEM), Marcílio Hubner de Miranda Neto (foto acima).

Ele esclareceu, também, que a Neurociência é uma área multidisciplinar que reúne diferentes áreas de conhecimento para entender melhor o funcionamento cerebral em diversos aspectos. É uma área relativamente nova por ter recebido grande estímulo com o desenvolvimento de novas metodologias de estudo e de exames de imagem funcional; isto é, que permitem acompanhar o funcionamento de um órgão ou processo do corpo humano.

A fase inicial da série de vídeos foi gravada pela professora de Anatomia Humana, do DCM, e pró-reitora de Extensão e Cultura da UEM, Débora Sant´Ana. Nesta semana, também tivemos a professora Sônia Trannin, também do DCM, falando sobre o tema “Sono e Menopausa”. No planejamento futuro, outros pesquisadores e extensionistas vão participar.

debora

“Essa é uma ação de divulgação científica; isto é, de disseminação de conhecimento científico em linguagem clara e em formato de fácil acesso, vídeos produzidos por uma universidade e veiculados pelo Youtube. Essa também uma forma de combater a divulgação de fake-news por oferecer informação confiável às pessoas em plataformas digitais de fácil acesso”, disse a professora Débora Sant’Ana (foto acima).

Durante o primeiro mês da veiculação dos audiovisuais, foram produzidos dez vídeos dos quais os primeiros sete já foram veiculados no canal do Youtube. Os temas são os mais variados: “Mente sã em corpo são”; “A importância do sono e memória”; “Tipos de dormidores”; “Sono ao longo da Vida”, entre outros. “Nas primeiras três semanas foram veiculados 57 minutos de gravação, que atingiram um público de 1943 pessoas”, calculou o professor Marcílio Hubner.

Para acessar as produções da série “Neurociência Aplicada ao Cotidiano” é só entrar no Canal dos Amigos do MUDI.