Evento é aberto ao público em geral. Atividades incluem palestras, mesas redondas, workshops, peças teatrais e palestra show, relacionados ao tema
Com o tema ‘A Educação Fiscal e o Controle Social no Contexto da Pandemia’, o XXI Seminário Paranaense de Educação Fiscal acontece nos dias 2 e 3 de setembro, e tem a coordenação geral da Universidade Estadual de Maringá (UEM).
O Seminário objetiva disseminar o conhecimento dos princípios e valores da Educação Fiscal; Compreender a importância social e econômica dos tributos, bem como a importância da fiscalização cidadã dos gastos públicos em especial no período da pandemia da Covid-19.
Neste período de pandemia, os recursos dos impostos que compõem o orçamento público permitiram ao governo brasileiro ter recursos para criar e viabilizar o auxílio emergencial. “Por outro lado, muitos escândalos de corrupção envolvendo a má utilização dos recursos públicos nesse período de pandemia também estão acontecendo e é importante que cada cidadão fique atento e use seu direito constitucional de fiscalizar a boa aplicação dos recursos públicos”, enfatiza Marcílio Hubner Neto, um dos organizadores do Seminário.
Hubner Neto explica ainda, que esse seminário é o evento de Educação Fiscal mais tradicional do Brasil. “Das 20 edições já realizadas, a UEM realizou a coordenação geral e a certificação de 18. Relembrando que, graças a longevidade e as diversas ações de Educação Fiscal realizadas desde 2003, a UEM foi premiada em primeiro lugar com o Prêmio Nacional de Educação Fiscal, modalidade ‘Instituições’ no ano de 2019”, lembra Hubner Neto.
A promoção do Seminário é da UEM em conjunto com o Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná (Sindafep), Secretaria Municipal de Educação (Semed) de cascavel, Secretaria municipal de Educação e Cultura de Palotina, Secretaria da Fazenda do Estado do Paraná e Associação amigos do MUDI, com o apoio da Receita Federal do Brasil, Observatório Social de Maringá e Programa Nacional de Educação Fiscal (PNEF) de Honduras.
As inscrições para o evento são gratuitas e podem ser realizadas por meio da página de formulário do Google. Os participantes receberão certificação de 13 horas.
O Seminário será transmitido pelo YouTube, no Canal dos Amigos do MUDI, da (UEM).