Alunos de Ciências Biológicas constatam que há desinformação e apresentam conceitos científicos para esclarecer o assunto
Integrantes da Liga Acadêmica de Biodiversidade Animal (Laba), formada por estudantes do curso de Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Maringá (UEM), gravaram uma série em vídeos para explicar ao público em geral a possibilidade de entender um pouco mais sobre a pandemia da Covid-19 recorrendo aos conceitos gerais da Biologia.
O primeiro vídeo, lançado, ontem (9), tem a participação do professor Hugo Message, do Departamento de Biologia (DBI). Para os membros da Liga, muito do que se diz sobre a pandemia de Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, pode ser interpretado por conceitos gerais da biologia. “Conceitos estes que você pode dominar, que estão no seu cotidiano, e que os cientistas usam nas pesquisas que têm dado os rumos para enfrentar essa ameaça”, comentam.
Algumas perguntas lançadas pelos acadêmicos: você vê uma notícia sobre a pandemia, acredita nela, mas acha que falta alguma explicação? Se você entendesse de conceitos gerais da natureza, seja sobre vírus ou sobre a gente, ajudaria?
A série semanal não busca simplificar nada, mas mostra que é possível (e é necessário) entender que a natureza é complexa, mas coerente, e podemos pensar nas suas regras antes de acreditar ou não naquela notícia.
Com este material, os alunos buscam explicar conceitos típicos usados para estudar diversidade, como organização dos seres vivos, dispersão, invasão, entre outros assuntos, usando a pandemia e o novo coronavírus como panos de fundo para o debate.
É algo sobre como reconhecer um conceito geral nesta situação aplicada. E também como proporcionar autonomia intelectual frente a uma chuva de notícias diárias.
Criada como projeto de extensão, a Laba-UEM procura mostrar que há oportunidades de promover benefícios à formação continuada dos acadêmicos por meio de discussões em torno da Zoologia, a ciência que estuda os animais e as relações entre eles e o ambiente em que vivem.
O público alvo da série são alunos de graduação e a população em geral. Outras informações podem ser obtidas nas redes sociais da Liga.