O evento vai ao encontro da discussão do projeto piloto em Virtual Exchange (disciplinas compartilhadas) na graduação entre a UEM e a Universidade Estadual do Kansas
Um workshop, organizado pela professora Luciana Cabrini, do Departamento de Letras Modernas (DLM), da Universidade Estadual de Maringá (UEM), será ministrado, na sexta-feira (7), no bloco G-34 (sala 203), das 8h30 às 18 horas, para tratar dos aspectos correlatos à modalidade de internacionalização por Virtual Exchange, como o uso do inglês como língua franca.
As atividades do workshop serão conduzidas por pesquisadoras responsáveis pelo projeto "Inglês como Meio de Instrução em duas instituições públicas de ensino superior sob a perspectiva de língua franca: política em prática", em parceria com a Universidade Estadual de Londrina (UEL) e a Goldsmiths University do London, do Reino Unido, e financiado pelo Conselho Britânico e pela Fundação Araucária.
No evento, que será ministrado em inglês, está confirmada a participação da professora Alessia Cogo, da universidade britânica.
Considerando o plano de internacionalização da Universidade e sua inserção nesse processo, a presença dos interessados é de fundamental importância para que a organização do workshop possa validar as análises preliminares sobre os dados coletados em forma de análise documental sobre o uso do inglês para ministrar disciplinas na UEM.
Além disso, será possível explorar mais as dificuldades e oportunidades de se adotar a estratégia de utilizar o inglês no ensino superior.
Vale lembrar que na quinta-feira (6), no bloco C-23, das 14 às 16 horas, e na sexta-feira (7), as 14 horas, por iniciativa do Escritório de Cooperação Internacional (ECI), haverá palestras com o professor Marcellus Caldas, pró-reitor Assistente para Cooperação e Programas Internacionais (Assistant Provost for International Faculty Collaboration and Educational Programs), da Kansas State University, parceira no projeto de VE. Veja o link do texto anterior.
O ECI recomenda aos professores ligados ao VE que foquem no workshop EMI, pois, como já informado, a professora Luciana Cabrini propôs as atividades para atender à demanda sobre o projeto do Virtual Exchange.
Visando sanar essa sobreposição, as palestras de Marcellus serão gravadas. Marcellus Caldas vem a UEM a convite do ECI com o objetivo de discutir um projeto piloto de Virtual Exchange (VE) na graduação, aproveitando a ocasião para debater dois temas de relevância para a pesquisa e a pós-graduação universitária na forma das duas palestras citadas acima.
Workshop EMI
Data: 7 de junho (sexta-feira)
Horário: 08h30 às 12 horas e das 14 às 18 horas
Local: Bloco G-34, Sala 203.
Programa
8h30 – 9h00 Project objectives and methodology
9h00 – 10h15 Preliminary results: official documents, views of administrators
10h15 – 10h30 Coffee break
10h30 – 11h30 Preliminary results: teachers and students
11h30 – 12h00 Further suggestions/recommendations
14h00 – 15h30 English as a medium of instruction: what standards? What outcomes?
15h30 – 16h00 Coffee break
16h00 – 17h30 English as a Lingua Franca and language policies for internationalization
17h30 – 18h00 Final remarks/closing.