Alunos de educação a distância agora terão acesso ao programa de preceptoria
Os alunos de educação a distância da UEM (Universidade Estadual de Maringá) também terão acesse ao Programa de Integração Estudantil (Prointe). Ofertado desde 2015, o Prointe é desenvolvido por meio de preceptoria, um tipo específico de monitoria, que oferecem reforço nas disciplinas básicas e beneficia, atualmente, estudantes de graduação dos cursos presenciais, no câmpus sede e nos câmpus regionais.
A partir do segundo semestre deste ano, as preceptorias das disciplinas de Inglês e Francês Instrumental, Matemática Básica e Língua Portuguesa estarão disponíveis também para os alunos EAD. Serão disponibilizadas 150 vagas para cada oficina, que serão realizadas semestralmente.
Os preceptores, alunos dos últimos anos do curso, atuam sob a orientação de professores coordenadores. Na última semana, eles passaram por treinamentos no Núcleo de Educação a Distância da UEM (Nead) para se familiarizarem com a linguagem e também com a Plataforma de Ensino (fotos acima).
Os preceptores tiveram treinamento sobre metodologias ativas, com o professor Flávio Rodrigues de Oliveira; mecanismo do sistema moodle, com o chefe do setor de Tecnologia, José Luís Ferreira e a servidora Lucineia Cortez Lacar; técnicas de gravação de videoaula, com a jornalista do Núcleo, Lizandra Gomes e formatos de videoaula, com o chefe do setor de mídias, Erivelto Prudêncio.
A parceria entre o Nead e o Prointe é uma demanda da reitoria da Universidade Estadual de Maringá. A diretora do Núcleo, Josimayre Novelli e a coordenadora do Programa, Lilian Akemi Kato se uniram a fim de ofertar esta oportunidade a todos os alunos da UEM de forma geral.
As inscrições para as oficinas serão disponibilizadas no começo do segundo semestre, no site do NEAD, e as aulas terão início em agosto.