Cálculos práticos integram Olimpíada Brasileira de Matemática
Como parte da Olimpíada Brasileira de Matemática (Obmep) 2019, o Câmpus do Arenito da Universidade Estadual de Maringá (UEM) recebeu visita de aproximadamente 60 estudantes do Colégio Atenas, de Cidade Gaúcha (PR), mesmo município onde fica o câmpus. As crianças e os adolescentes, supervisionados, usaram o local para fazer cálculos práticos e em formato de gincana.
Divididos em turmas por séries, ontem (22) usaram trenas para medir blocos de salas de aula, quiosques e centro acadêmico. Quanto maior a série, maior o grau de dificuldade das atividades matemáticas, chegando ao ponto de produzirem maquetes e calcularem preços estimados dos materiais de construção. “Este tipo de atividade e convívio com escolas da região sempre é positivo, pois, além de aproximar ainda mais a universidade da comunidade externa, é uma maneira de divulgar a UEM”, assegura o diretor desse câmpus regional da UEM, Marcelo Alessandro Araújo.
A escolha do câmpus da UEM, segundo os professores do colégio, foi pelo fato de que os estudantes dos ensinos fundamental e médio queriam estar perto da universidade, fora que “o colégio tem a UEM como uma referência e incentiva todos seus alunos a prestar seu vestibular”. Inclusive, Araújo espera que futuramente eles possam retornar ao Câmpus do Arenito para cursar Engenharia Agrícola.