No giroscópio humano, aprende-se na prática sobre eixos e centro de massa
Veja aqui: Galeria da UEM na Expoingá
Até o início desta tarde (15), pelo menos 280 mil pessoas haviam visitado a 47ª Exposição Feira Agropecuária, Industrial e Comercial de Maringá (Expoingá 2019), segundo estimativa da Sociedade Rural de Maringá. Boa parte desse público compareceu ao estande da Universidade Estadual de Maringá (UEM), onde pôde se divertir no giroscópio humano, e à exposição “O passado e o presente da biodiversidade”, na qual os dinossauros encantam crianças e adultos. Se você não viu essas maravilhas, ainda dá tempo: o evento vai até domingo (19).
“A participação da UEM está sendo extremamente bem aceita. Está todo mundo muito feliz, muita gente faz questão de se apresentar como pai de aluno ou ex-aluno”, comemora Débora de Mello Gonçales Sant’Ana, pró-reitora de Extensão e Cultura da UEM. A exposição com os dinossauros fica no Pavilhão Branco, lá é possível ver a evolução da vida. “A exposição não está em ordem cronológica. A ideia é que as pessoas percebam o que existia no passado e o que existe no presente. Tem dinossauro misturado com mamífero, porque queremos romper aquela ideia de que quando havia dinossauro só havia dinossauro, os mamíferos surgiram muito antes da extinção dos dinossauros”, esclarece o curador do Museu Dinâmico Interdisciplinar (Mudi) da UEM e da exposição, Marcilio Hubner de Miranda Neto.
Exposição temática une vidas do passado e da contemporaneidade
Crianças e adultos ficam ansiosos para ver os já "famosos" dinossauros
O giroscópio humano é um dispositivo que permite ao usuário girar em qualquer direção e em segurança. Está sendo uma sensação! Além disso, o estande da UEM tem materiais de divulgação de ensino, pesquisa e extensão – há informações, por exemplo, sobre coleta seletiva, prevenção ao tabagismo e infecções sexualmente transmissíveis (IST), e aplicação de matemática, odontologia e outros cursos no cotidiano. Funciona o tempo todo com monitores: das 14h às 23h até sexta-feira (17); e das 11h30 às 23h30 no sábado (18) e no domingo (19). O estande da UEM está instalado no Pavilhão de Indústria e Comércio (Pavilhão Azul), ao lado do estande da Associação Comercial e Empresarial de Maringá (Acim) e em frente ao banheiro masculino.
Giroscópio é uma das atividades mais procuradas dentro do pavilhão de estandes
Parque de Diversões da Expoingá tem brinquedos para todos os gostos
Programação da UEM na Expoingá 2019
• Estande oficial da universidade – até 19 de maio, Pavilhão Azul.
• Exposição “O passado e o presente da biodiversidade”– até 19 de maio, 14h às 22h, Pavilhão Branco.
• 3º Encontro de Mulheres que Fazem a Diferença no Agronegócio Brasileiro – amanhã (16), 13h às 17h, Restaurante Central.
• Palco Cultural – 18 de maio, 16h: Aluisio Coelho (violonista).
Abaecatu fez apresentação no Palco Cultural, no dia 10 de maio
Confira mais fotos da UEM na Expoingá
UEM levou 11 equipes ao Hackathon Inova Agro, maratona de desenvolvimento tecnológico (10 e 11 de maio)
Instituto Ambiental do Paraná (IAP) fez visita dirigida ao estande da UEM
UEM tem diversas atividades, de exposições a minicursos e orientações sobre todas áreas do conhecimento
Reportagem atualizada em 20/05/2019 às 9h16.