homenaeadas

Todas fazem parte de projetos que defendem mulheres de situações de violência e vulnerabilidade

Galeria de fotos

Cerca de 50 pessoas compareceram, na manhã desta sexta-feira (8), no Auditório do Hospital Universitário Regional de Maringá (HUM), para comemorar o Dia Internacional da Mulher. Na programação, uma grande homenagem a profissionais que atuam em projetos de defesa do público feminino. O evento ganhou o nome de Mulheres que defendem Mulheres.

A iniciativa foi da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UEM (PEC/UEM), preocupada com o aumento da violência contra a mulher, a equipe da PEC achou importante dar visibilidade aos grupos que a UEM possui que dão apoio às mulheres no combate às mais diferentes formas de violência. Na abertura do evento, a pró-reitora Débora de Melo Sant’Anna, destacou a importância do trabalho de cada profissional homenageada e reforçou “a importância da Universidade no enfrentamento das questões que desafiam a mulher e são parte das metas dos ODS [Objetivos do Desenvolvimento Sustentável] publicados pela ONU [Organização das Nações Unidas]”.

Em seguida, foram exibidos vídeos sobre os projetos desenvolvidos por nove homenageadas e duas se pronunciaram no auditório: Isadora Vier Machado, professora do Departamento de Direito público da UEM e membro do Núcleo Maria da Penha (Numape), representando as homenageadas; e Mara Lucy Castilho, professora do Departamento de Economia e membro da Cooperativa Social Unitrabalho, representando todas as mulheres que lutam por mulheres.

GERAL

O reitor da UEM, Júlio Damasceno, o vice, Ricardo Dias Silva, a pró-reitora Débora Sant’Anna, e a coordenadora do evento, professora Larissa Renata de Oliveira Bianchi entregaram os certificados de Menção Honrosa às onze homenageadas, que foram:

Drª Odete Correia Antunes, pediatra, coordenadora da Vigilância Epidemiológica e Responsável pelo Protocolo de Violência Física e Sexual no HUM; Maria Therezinha Loddi, docente do Departamento de Psicologia da UEM e coordenadora do Projeto Empreendedorismo com Mulheres; Miriam Fernandes, assistente Social do HUM, que atua no Projeto de Apoio às Vítimas de Violência; Crishna Mirella de Andrade Correa, coordenadora do Núcleo Maria da Penha – Numape; Marivânia Conceição de Araújo, professora do Departamento de Ciências Sociais da UEM e membro do Núcleo de Estudos Interdisciplinares Afro-Brasileiros/Neiab; Eliane Rose Maio, docente do Departamento de Educação da UEM e coordenadora do Nudisex; Sueli Aparecida Castilho Caparroz, professora do Departamento de Enfermagem e coordenadora do projeto de extensão Educação, Gênero e Violência; Isadora Vier Machado, professora do Departamento de Direito Público da UEM e membro do Numape; Mara Lucy Castilho, professora do Departamento de Economia e membro da Cooperativa Social Unitrabalho – UEM; Márcia Edilaine Lopes Consolaro, professora do Departamento de Análises da UEM e pesquisadora da área de câncer de mama e colo de útero; e Sandra Maria Peloso, professora do Departamento de Enfermagem da UEM e pesquisadora na área de prevenção ao câncer de colo de útero.

REITOR E VICE

Fechando o evento, o vice-reitor destacou a importância de “se valorizar a discussão sobre as questões de violência e do preconceito contra a mulher para que estes sejam combatidos”. E o reitor, Júlio Damasceno, reforçou que a Universidade mostrou que “não apenas olha para esses desafios, mas atua para enfrenta-los. “Vocês e seus projetos não ficam apenas no discurso, vocês colocam suas ideias em prática, modificando a vida de muitas mulheres”, completou.

O evento terminou com um café da manhã e reuniu servidores docentes e técnicos do HUM e da UEM; familiares das homenageadas; e autoridades como o superintendente do HUM, Vicente Kira; o diretor administrativo do HUM, Hermes Barboza; a promotora que atua na Lei Maria da Penha, Alessandra Klock do Passo; o diretor de Cultura da UEM, Rael Toffolo; e o diretor de Extensão, Breno Ferraz de Oliveira.