Ronaldo Duschenes está em Maringá para falar sobre a carta aberta; Conselho faz reunião plenária amanhã
O presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Paraná (CAU/PR), Ronaldo Duschenes, está em Maringá para a cerimônia de lançamento oficial, na cidade, nesta segunda-feira (27), da “Carta Aberta aos Candidatos nas Eleições de 2018 pelo Direito à Cidade”.
O lançamento ocorrerá às 19h30, no teatro Calil Haddad, com entrada franca, aberto a todos os interessados, onde também ocorrerá palestra com arquitetos brasileiros renomados que estão reunidos, em Maringá, para a plenária do CAU/PR.
A 84ª reunião plenária será, amanhã (28), às 9 horas, no salão de reuniões da Prefeitura Municipal, quando serão analisadas as prestações de contas financeiras e administrativas da autarquia. Os conselheiros debatem assuntos internos do Conselho e tratam de temas de interesse da sociedade e de toda a categoria profissional.
Já, a ideia da Carta Aberta é disseminar o documento que, na avaliação do CAU/PR, reúne propostas para um Planejamento Urbano Solidário e Inclusivo e que seja o vetor da democracia no Brasil.
A Carta foi elaborada pelo CAU/BR e pelo Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), como resultado do “Seminário Nacional de Política Urbana: por cidades humanas, justas e sustentáveis”.
Promovido pelas duas entidades, em julho último, em São Paulo, o evento teve apoio da Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA), Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura (AsBEA), Associação Brasileira de Ensino de Arquitetura e Urbanismo (ABEA), Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas (ABAP) e Federação Nacional dos Estudantes de Arquitetura e Urbanismo (FeNEA).
“Nossas cidades estão pedindo socorro. Acreditamos que o Brasil tem competência técnica para tratar dos seus problemas urbanos. Não nos faltam planos e leis. Todavia, é imperativo implementá-los, o que exige decisão política para colocar em prática uma reforma urbana baseada na função social da cidade, que está prevista na Constituição de 1988 e regulamentada pelo Estatuto da Cidade”, alerta Ronaldo Duschenes, que também tem agenda com lideranças regionais, hoje e amanhã, para divulgar as propostas contidas no documento.
O Planejamento Urbano Solidário proposto na Carta estaria baseado em um plano nacional de desenvolvimento social e econômico que atrelasse a ocupação do território nacional à economia, combinado com a descentralização das definições das políticas regionais e locais e uma maior participação popular nas discussões quem afetam a vida urbana.
O texto traz 53 propostas, divididas em três eixos: projeto nacional baseado na territorialização das políticas públicas; governança urbana inovadora; e democratização da gestão dos territórios. Clique no link para acessar a íntegra da Carta-Aberta.
A Carta Aberta ainda pede o cumprimento das metas previstas pela Agenda 2030 da ONU (Organização das Nações Unidas), para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), especialmente as relativas ao Objetivo 11: “Tornar as Cidades e os Assentamentos Humanos Inclusivos, Seguros, Resilientes e Sustentáveis”.
Ronado Duschenes é formado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (USP), onde lecionou de 1967 até 1976. Além do CAU/PR, também preside o Conselho de Administração da Flexiv, indústria voltada ao design, fabricação e distribuição de móveis para escritório. É, ainda, vice presidente da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep).
A vinda de Duschenes é intermediada por docentes do Departamento de Arquitetura e Urbanismo (DAU), da UEM, incluindo Aníbal Verri. O professor é membro da direção nacional do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB).