tres e museu

Artista gráfico de talento reconhecido em todo o Brasil, Kaltoé vai mostrar sua obra numa exposição permanente

A partir desta terça-feira (14), às 17h30, o servidor da Universidade Estadual de Maringá (UEM), cartunista Luiz Carlos Altoé, terá dez trabalhos expostos no Museu Esportivo de Maringá, a maioria ligados ao esporte.

São obras das décadas de 1970; de 1980 (publicadas nos extintos jornais “Gazeta Maringaense” e “Correio da Cidade” e na revista “Pois É”); dos anos 1990; e uma recente, de 2013, quando da visita do papa Francisco ao Brasil.

interna

Nascido em Maringá, em 1953, Kaltoé, como é conhecido, desenha desde criança. O talento e a vontade de seguir na profissão o levaram para o Rio de Janeiro, em 1972, onde fez trabalhos em agências, gráficas e editoras, tendo trabalhos publicados em jornais cariocas, inclusive no O Pasquim. Antes de retornar a Maringá, em 1981, Kaltoé trabalhou em Vitória, no Espírito Santo.

Em Maringá, fez cartuns para jornais e continuou publicando em veículos da imprensa nacional. Com freqüência, ele recebe convites para mostrar sua arte em exposições pelo Brasil. “Kaltoé é um artista que se expressa com rara sensibilidade. É um orgulho para a cidade ter um profissional tão criativo. Seus trabalhos contam a história de Maringá de forma crítica e irônica, leve e, ao mesmo tempo, com contundência. A maneira que encontramos para homenageá-lo é divulgar a sua arte no esporte com uma exposição permanente”, afirma o diretor do Museu Esportivo de Maringá, Antonio Roberto de Paula.

Na primeira foto, Kaltoé está ao lado de Antonio Roberto de Paula e da jornalista Simone Labegalini. O Museu Esportivo de Maringá fica na rua Pioneiro Domingos Salgueiro, 1.415, esquina com avenida Carlos Borges, Jardim Guaporé.