Em visita à Reitoria, equipe responsável pela delegação participantes agradeceu o apoio da gestão
A Universidade Estadual de Maringá (UEM) foi a vice-campeã geral dos Jogos Universitários do Paraná (JUPs), disputados, em julho, em Maringá, com a participação de 19 universidades e faculdades do Estado competindo em oito modalidades, reunindo mais de 1.400 atletas representando 11 cidades.
A UEM foi a única instituição de ensino superior pública a ficar entre as três primeiras na colocação geral. A campeã geral foi o Centro Universitário de Maringá (Unicesumar) e o terceiro posto geral ficou com a Pontifícia Universidade Católica (PUC).
Também foi da UEM a maior delegação, com 169 atletas inscritos. Em sua 58ª edição, o JUPs reuniu competidores de Maringá, Curitiba, Londrina, Pato Branco, Cascavel, Campo Mourão, Paranavaí, Telêmaco Borba, Matinhos, Irati e Umurama.
Eles disputaram nas modalidades de futsal, handebol, basquetebol, voleibol, vôlei de praia, judô, atletismo e natação. Devido ao sucesso do evento, elogiado pela população e pela infraestrutura esportiva oferecida, Maringá vai sediar novamente, em 2019, a próxima edição dos JUPs. Ainda em novembro deste ano, a cidade também será sede dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs).
Em visita, nesta quinta-feira (2), ao reitor Mauro Baesso, parte da delegação da Universidade, composta por professores, dirigentes e atletas, agradeceu o apoio da gestão e do Centro de Ciências da Saúde (CCB).
Segundo o responsável pela Coordenadoria de Desportos e Recreação (CDR), professor Alexandre Miyaki da Silveira, o apoio dado foi fundamental para o desempenho dos estudantes que competiram.
Baesso parabenizou os atletas e disse que o mérito era todo do Departamento de Educação Física (DEF). Segundo o reitor, a preparação e a competição faz parte da formação de qualidade dos estudantes. Conforme ele, mesmo que estes atletas não façam licenciatura caso abram uma escola, por exemplo, atuarão como instrutores, ou seja, capacitando outras pessoas por meio do conhecimento adquirido na UEM.
Participaram da visita, além de Alexandre, a coordenadora-adjunta da CDR, Jane Remor Magro; o diretor e o diretor-adjunto do CCS, Roberto Cuman e Nelson Nardo Junior; o chefe do DEF, Cláudio Kravchychyn; e a coordenadora-adjunta do colegiado do curso de Educação Física, professora Priscila Marques.