Trabalho pode ajudar a descobrir porque muitos desenvolvedores iniciantes têm dificuldade em continuar competindo na plataforma analisada
Um trabalho do estudante Anderson Bergamini de Neira, aluno do Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação (PCC), foi considerado o 3º melhor artigo no V Workshop de Visualização, Evolução e Manutenção de Software (VEM), realizado, no último dia 20 de setembro, em Fortaleza, junto ao VIII Congresso Brasileiro de Software (CBSoft).
O artigo escrito por Anderson é "Uma Análise Preliminar da Hiperespecialização no Contexto de Crowdsourcing na Plataforma Topcoder". Na foto, o mestrando aparece ao lado de Marcelo Schots, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), de camisa azul; e de Marcelo Maia, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).
Este artigo apresentou um estudo exploratorio sobre uma das possıveis formas de manifestacao da hiperespecializacao na plataforma Topcoder, uma das maiores plataformas de crowdsourcing para desenvolvimento de software.
Os resultados mostraram evidencias da existência da hiperespecialização em termos do tipo de tarefa escolhida pelos usuários. Verificou-se que, entre as pessoas que continuaram contribuindo nos três primeiros períodos de seis meses após sua primeira aparição, 94% sempre contribuem em tarefas de mesma classificação. Além disso, o estudo exploratório indicou que muitos desenvolvedores iniciantes tem dificuldade em continuar competindo na plataforma, visto que muitos param de competir com seis meses ou até menos.
Conseguir reverter essa situação é um achado importante para a engenharia de software, pois a industria poderá contar com um pool maior de trabalhadores que podem construir sistemas de mais qualidade.
O mestrando também apresentou o trabalho "Estudo exploratório sobre o perfil de contribuição dos desenvolvedores da plataforma Topcoder", no dia 18 de setembro, no VII Workshop de Teses e Dissertações do CBSoft (WTDSoft).