Conferência é baseada no livro "Cartas poéticas", que reúne poesias e imagens aquareladas, e tem entrada gratuita
Com apoio do Departamento de Arquitetura e Urbanismo (DAU), da Universidade Estadual de Maringá (UEM), o diretor do Museu de Arte de Santa Catarina (MASC), Josué Mattos, vai proferir, amanhã (27), a partir das 19h30, no auditório do Bloco I-12, a palestra "Cartas Poéticas - palestra sobre arte contemporânea".
A palestra é baseada no livro "Cartas Poéticas", escrito pela artista Maria Cristina Agostinho e pelo poeta Gilmar Leal Santos. Trata-se de uma obra com belas imagens aquareladas e com poesias.
O palestrante vive e trabalha em Florianópolis. Historiador da arte e curador, graduou-se em História da Arte e Arqueologia na Université Paris X Nanterre, onde obteve o título de Master 1 e 2 em História da Arte Contemporânea. Em 2009, concluiu o mestrado em Práticas Curatoriais, na Université Paris 1 Panthéon-Sorbonne.
Foi curador de diversos eventos, além de ter realizado vários projetos e exposições. Desde 2010, realiza ateliês de acompanhamento de projetos de arte, debates e júris de salão de artes, em cidades como Fortalez, Piracicaba, Salvador, Brasília, Recife, Ribeirão Preto, São Paulo, Joinville, e Florianópolis.
Mattos é editor da revista "Binômios", projeto contemplado pelo Prêmio Redes Nacional Funarte Artes Visuais. Atualmente, trabalha no desenvolvimento do Centro Cultural Veras, em Florianópolis.
Autores
Um dos autores do livro, Gilmar Leal Santos é tradutor e poeta, e vive em Maringá. Publicou os livros "Trapezista", "Carmesim" e fez a tradução de "The Waste Land" de T. S. Eliot, A Terra Árida.
A outra autora, Maria Cristina Martins Agostinho, natural de Portugal, é artista plástica e designer de moda. Frequentou ateliê de Fúlvia Marquezzi e Zulmira Amaral, em São Saulo. Frequentou ateliê de Fernando Augusto em Londrina. Participou de workshops de Rodrigo Naves e Lorenzo Mami, na Semana de Arte de Londrina, em 1996. Fez diversos trabalhos em parceria com Paolo Ridolfi, na área de cenografia e figurino para grupos de dança e de teatro. Cristina vem oferecendo oficinas de artes para comunidade em geral, sem restrição a idade, há mais de 15 anos.
O livro "Cartas Poéticas" foi viabilizado pela lei de Incentivo à Cultura, Aniceto Matti, e tem apoio do DAU. Aos participantes da palestra, serão expedidos certificados. A entrada é livre.
O público esperado na palestra é de 120 pessoas. Outras informações sobre o evento com a professora Tânia Nunes Galvão Verri, do DAU, coordenadora do evento. O e-mail é tngverri@uem.br e o telefone (44) 3011-4130.