Esta temporada temática conta com quatro produções nacionais. Para a sessão de abertura está programado o longa Que horas ela volta?, com Regina Casé
Nas próximas quatro semanas, com início agendado para o dia 14 de junho, o Cinuem apresenta a mostra A mulher e a Câmera, evento dedicado a filmes nacionais, dirigidos por mulheres. As exibições dão continuidade às discussões acerca de que o cinema brasileiro tem proposto na atualidade, principalmente nas questões referentes à desigualdade de gênero nos bastidores de produções cinematográficas.
Entre os filmes exibidos nesta temporada especial estão Que horas ela volta?, lançado em 2015 e dirigido por Anna Muylaert; o longa Juízo, de Maria Augusta Ramos, um filme de 2007; Olmo e a gaivota, de 2014, da diretora Petra Costa e Lea Glob. Na última sessão será a vez de Diário de uma Busca, um documentário de 2010 que conta a história de Celso Afonso Gay de Castro, morto durante a ditadura militar. O audiovisual foi dirigido por Flávia Castro, filha do jornalista.
Como em outras edições, as sessões desta temporada serão comentadas por integrantes do Grupo de Estudos de Cinema da UEM e especialistas convidados. As três primeiras exibições ocorrerão no auditório do Centro de Ciências Humanas, no Bloco H-
Os interessados devem chegar com, pelo mesnos, 15 minutos de antecedência. Habitualmente as sessões iniciam às 19 horas, mas é recomendável que o horário de cada exibição seja atentamente observado, já que, ocasionalmente, os filmes mais longos serão exibidos em horário especial.
Confira a programação completa.