O evento será no dia 22 de maio e as inscrições, gratuitas, podem ser feitas até sexta-feira, dia 19
O Departamento de Psicologia da UEM promove mais uma edição do Ciclo de Estudos sobre Deficiência, agora sob o tema Os laços que nos constituem: relatos de vivência. Essa é a décima terceira edição do Ciclo, agendada para o dia 22 de maio, no auditório do Bloco I-12, com a coordenação do Projeto Arte e Deficiência: o cinema mostrando a vida.
A programação terá início às 18h30, com o relato da experiência de um casal, cujo filho tem Síndrome de Dow. Na sequência os criadores do canal do YouTube "Otávio Show" abordarão o tema autismo e um acadêmico do curso de Ciências da Computação da UEM falará sobre a importância dos laços fraternos e de amizade, principalmente no ambiente universitário.
A participação é gratuita e aberta aos interessados. As inscrições permanecem abertas até sexta-feira, dia 19 de maio, e devem ser feitas através deste link. No caso de haver sobra de vagas, as inscrições também serão aceitas no local do evento. Serão emitidos certificados de participação.
Sobre o projeto
Arte e Deficiência: o cinema mostrando a vida é um projeto de ensino vinculado ao Departamento de Psicologia. Ele foi criado em 1998 com o objetivo de estudar, através de produções cinematográficas, as concepções de deficiência e as relações entre deficientes e não deficientes.
O Ciclo de Estudos sobre Deficiência é realizado regularmente dentro do projeto, com a proposta de sensibilizar e refletir sobre as relações com as pessoas deficientes, potencializando uma maior compreensão da deficiência e do universo que ela comporta e movimenta.
Outra atividade regular oferecida através do projeto é o acompamento de fiscais especiais durante a aplicação das provas nos vestibulares da UEM. Para isso, os candidatos com deficiência devem solicitar o atendimento diferenciado conforme suas necessidades.