Servidores do Restaurante Universitário da UEM, acadêmicos e o Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino de Maringá apresentaram algumas reivindicações ao reitor Júlio Santiago Prates Filho na segunda-feira, dia 28. Entre elas, solicitaram melhorias nas condições de trabalho e pagamento de horas-extras, além de ampliação do RU. Durante a reunião, o reitor disse que reconhece as necessidades de melhorias, de pessoal e de ampliação do Restaurante. Falou ainda que as horas-extras efetivamente trabalhadas estão sendo pagas.
Informou que a licitação para construção da Casa do Estudante já foi feita e que, em breve, deve começar. Comentou que o novo governo estadual tem novas diretrizes, mas que garantiu o repasse dos recursos para essa construção. Destacou ainda outras iniciativas da administração em busca de recursos para investir em prol dos alunos. O reitor aproveitou para convidar interessados em lutar pela ampliação do RU e construção de outra unidade do RU para acompanhá-lo no trabalho de convencimento do governo dessa necessidade.
A pró-reitora de Recursos Humanos e Assuntos Comunitários, Sônia Molinari, que passa a acumular interinamente o cargo de chefe do RU, disse que na gestão anterior foram repassados cinco servidores para o RU para atender o café da manhã; que este ano, foram contratadas duas cozinheiras e um auxiliar e que, em nenhum momento, houve corte das horas-extras. A vice-reitora Neusa Altoé também reforçou a informação dada pela atual pró-reitora de que, na administração passada, foram remanejadas cinco vagas para viabilizar o café da manhã no restaurante.