Nesta sexta-feira (25), no Auditório do Dacese (bloco 125), foi feita reunião para formalizar a criação de uma Comissão Ambiental na Universidade Estadual de Maringá (UEM), que terá o intuito de debater e elaborar estratégias e políticas ambientais para a instituição.
Os trabalhos foram abertos pelo reitor Julio Santiago Prates Filho e, em seguida, coordenados pela Comissão Ambiental Provisória (ProAção Ambiental/UEM). A ProAção foi criada no início de março a partir de uma reunião com a reitoria, que se comprometeu com a questão ambiental da Universidade na época de sua campanha. Esta Comissão foi então tornada permanente no encontro desta sexta.
Comissão Ambiental Provisória foi reconduzida e tornada Comissão Ambiental Permanente. Ela é composta por docentes, funcionários e acadêmicos dos Departamentos de Biologia, Química, Direito Privado e Processual, Engenharia Química, além do Hospital Universitário (HU), Prefeitura do Campus (PCU) e do programa PróResíduos. Seus participantes foram organizados em diferentes áreas de conhecimento (Jurídica, Técnico-Científica, Acadêmicos, Prefeitura, Campus Regionais, Pró-Reitorias) e passaram a contar com o apoio de outros membros voluntários presentes na plenária.
Os nomes que compõem a Comissão Ambiental Permanente serão enviados a reitoria para serem nomeados através de Ato Oficial. Só então o grupo vai se reunir novamente e elaborar o regimento de funcionamento da Comissão e estabelecer um cronograma de trabalho para embasar ações e propor normatizações ambientais para os Conselhos Superiores da UEM.