A Calourada 2011 da UEM, que incluiu atividades ecológicas, culturais e debates, terminou oficialmente neste fim de semana, com show de doze bandas no câmpus sede da Universidade. A intenção do evento foi fomentar o debate acerca dos problemas sociais, desde planejamento urbano até políticas públicas para dependentes químicos. Por isso, a iniciativa foi aberta não só aos novos alunos, mas a toda comunidade acadêmica.
O evento contou com trilha ecológica pelo câmpus, plantio de mudas, arrastão de limpeza e doações de roupas, livros, gibis, brinquedos, que foram doados para o projeto Casa Verde, que atende filhos de carvoeiros de Inácio Martins, o município paranaense com o menor índice de IDH.
A Aduem foi palco de inúmeras discussões, entre elas A Interatividade do RPG Aliada à Dinâmica de Ensino; O Movimento Estudantil Hoje; Física e Filosofia; DCE 30 Anos: a história do movimento estudantil na UEM; Egito: a insurreição árabe; Planejamento Urbano e a Questão Social no Contexto Regional; O Negro na Sociedade Brasileira; Gênero em Debate; e Meio Ambiente: aspectos teóricos e políticos.
Destaques - Entre os destaques da programação estiveram também as apresentações de bandas e baterias de atléticas e as oficinas de Hip Hop, Maracatu, RPG, Mosaico, Tié-Dye, Expressão Corporal, Capoeira Angola, Construção de Instrumentos Musicais, Expressão Vocal, Escultura em Giz, Conserto de Bike, Cerâmica, Antiestático (Terapia Corporal), Estêncil, Teatro, Permacultura, Expressão Visual e de Yôga, além das apresentações do Grupo Fogança e da Orquestra da UEM.
Uma das últimas promoções foi a Bicicletada da Calourada, realizada na sexta-feira (18) . Este ano, aproximadamaente 50 ciclistas pedalaram pelas principais ruas de Maringá. O grupo se reuniu em frente ao RU e saiu, por volta das 18h, em direção à rua Paranaguá e avenida Paraná, seguiram pela avenida Tiradentes e retornaram pela avenida Duque de Caxias e Lauro E. Werneck.
Neste fim de semana, o encerrando da programação contou com um Festival de Bandas e apresentações de grupos de choro. Doze grupos se revezaram no palco montado na quadra central da UEM, no sábado, reunindo a comunidade acadêmica e externa. No domingo, houve a apresentação do Grupo Instrumental de Choro e de MPB, com professores da Escola de Música (EMU).
Oficialmente, o evento acabou. Mas duas promoções adiadas serão realizadas em breve. Uma delas é a vinda do professor Sérgio Lessa, da Universidade Federal de Alagoas, que ministrará a aula magna sobre Produção do conhecimento e função social da universidade pública. Outro debate é sobre o Wikileaks: mídias alternativas e propriedade intelectual, que será organizado, em breve.
A Calourada foi uma promoção do Diretório Central dos Estudantes e a Reitoria, com patrocínio oficial da Caixa Econômica Federal. Essa organização de peso permitiu levar atividades também para os quatro câmpus regionais da UEM. Bandas musicais e algumas oficinas percorreram os câmpus de Cidade Gaúcha; Goioerê; Cianorte; e em Umuarama. E os alunos do Câmpus de Ivaiporã puderam participar do encerramento da Calourada no câmpus-sede já que a Universidade disponibilizou um ônibus para os acadêmicos.