O reitor Júlio Santiago Prates Filho, recebeu, nesta quarta-feira (10), representantes do Diretório Central dos Estudantes (DCE) e de doze centros acadêmicos da UEM. A pauta do encontro foi a apresentação de reivindicações que fazem parte do Plano Acadêmico de Assistência ao Estudante (PAAE), elaborado pelo DCE.
O coordenador geral do Diretório, Stephano Farias Nunes, disse ao reitor que o pedido de audiência era resultado de uma reunião do Conselho Estudantil de Entidades de Base. Foi este mesmo conselho que aprovou o PAAE.
Nunes destacou que, entre as reivindicações deste plano de assistência estudantil estão a ampliação do Restaurante Universitário (RU) e a construção dos RUs nos câmpus regionais; rediscussão do tempo de dedicação dos estudantes com bolsa trabalho; a continuação do processo de estruturação dos centros acadêmicos, com a construção de quiosques e, principalmente, a criação de um órgão para administrar todas estas questões que envolvem a assistência estudantil. “Estas são medidas que garantem a permanência do estudante na Universidade, diminuindo a evasão”, completou Stephano Nunes.
Conforme Júlio Santiago, a audiência resulta do fato de que ele e a vice-reitora, Neusa Altoé, estão preocupados em oferecer a melhor assistência estudantil, conforme compromisso de campanha, apoiando os estudantes em vários aspectos para garantir a eles as condições de ensino adequadas.