Direito constitucional é foco de eventos iniciados nesta quarta-feira (22), na UEM. São eles o 1º Simpósio e o 1º Encontro Científico de Direitos Fundamentais e Sociedade Política. Durante a solenidade de abertura, o diretor do Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Clóvis de Souza, destacou a importância dos eventos dentro do CSA e parabenizou a equipe pela sua realização. O coordenador do Núcleo de Estudos Constitucionais, um dos promotores dos eventos, Antonio Carlos Segatto, falou sobre a importância da pesquisa na Instituição e resgatou a história do Núcleo, criado formalmente em abril de 2009, mas que já desenvolvia trabalhos desde novembro de 2007. Atualmente, fazem parte dele 25 alunos e quatro professores do Departamento de Direito Privado da UEM, divididos em três grupos.
O presidente do Centro Acadêmico de Direito, Diego Franco Pereira, comentou sobre a importância de se apoiar grupos de pesquisa e realização de eventos como estes. Já o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Benedito do Prado Dias Filho, também ressaltou a importância da pesquisa para o curso de Direito e sobre o apoio e fomento que devem ser dados para grupos que realizam trabalhos e eventos que divulgam esses trabalhos. Ainda durante a solenidade, foi prestada uma homenagem a Zulmar Fachin, ex-aluno da UEM e professor da UEL. Ele recebeu o título de Patrono do Núcleo de Estudos Constitucionais.
As palestras do dia 22 foram: Limitação do Poder e Missão do Poder Judiciário: perspectivas para o século XXI, proferida por Zulmar Fachin; e Visão Sistêmica da Proteção Jurídica do Idoso, proferida por Nilson Tadeu Reis Campos Silva. Hoje (23), as palestras são sobre Controle de Constitucionalidade da Omissão e o Mandado de Injunção; e A Face Oculta da "Ação Popular" como Instrumento de Concretização do Princípio da Soberania Popular.
Além das palestras, serão apresentados 73 trabalhos científicos de várias universidades do Norte do Paraná e parte de São Paulo. Promovidos pelo Núcleo de Estudos Constitucionais, ligado ao Departamento de Direito Público, e pelo Centro Acadêmico Horácio Raccanello Filho, os eventos terminam hoje.