A professora Ângela Ramalho, do Sareh (Serviço de Atendimento à Rede de Escolarização Hospitalar), do Hospital Universitário Regional de Maringá, é uma das 10 finalistas do concurso “Causos do ECA”, na categoria “ECA na Escola”, promovido, em nível nacional, pelo site “Pró Menino” www.promenino.org.br.
O site procura divulgar as boas iniciativas sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente no Brasil. Por entender que o Sareh é uma dessas boas iniciativas, garantindo o direito à educação às crianças e adolescentes hospitalizados, Ângela se inscreveu no concurso, que está na 6ª edição.
Ângela, pedagoga de formação, participou com o texto “Um causo de saúde e educação”. Foram inscritos 1196 trabalhos, dos quais a comissão julgadora selecionou 35 como semifinalistas, entre eles, o trabalho da professora.
Recentemente saiu a relação dos 20 finalistas. O texto de Ângela está entre os 10 finalistas da categoria “ECA na Escola”. Os outros 10 trabalhos selecionados pertencem à categoria “ECA como Instrumento de Transformação social”.
De cada categoria serão escolhidos os três primeiros colocados, mas os nomes só serão divulgados no momento da premiação, que acontecerá no dia 23 de novembro, em São Paulo.
Por estar entre os 20 finalistas, o texto de Angela, juntamente com os demais classificados, farão parte de um livro que será publicado pelos organizadores (Fundação Telefônica de São Paulo e FIA – Fundo para a Infância e Adolescência).
De 1º a 29 de outubro, os 20 textos finalistas estarão acessíveis no site www.promenino.org.br, onde serão submetidos à votação popular (online). Dessa forma, Ângela concorre também ao prêmio extra, caso o texto dela seja escolhido pelos internautas.
Além disso, dos seis primeiros colocados (três de cada categoria) serão escolhidos quatro textos para serem transformados em curta metragem. Pelo fato do Sareh ser inédito em nível nacional (é a primeira iniciativa no país enquanto política pública de escolarização hospitalar), Ângela avalia que existem grandes chances de seu trabalho estar tanto numa das três primeiras premiações, como no curta metragem.