Eventos esportivos diferenciados vão agitar a UEM, nos dias 14 e 15. O primeiro evento vai reunir jogadores de futebol suíço das etnias Guarani e Kaigang. O outro evento inédito na universidade será o encontro de praticantes de skate, que vai promover atividades demonstrativas e competitivas do esporte.

 

Nos dias 14 e 15, ocorre a I Copa Indígena do Paraná, com participação de dez times das etnias Guarani e Kaigang, vindos das reservas de Apucaraninha, Laranjinha, Posto Velho, Pinhalzinho, São Jerônimo, Barão, Mococa, Faxinal e Ivaí. O torneio terá início às 17 horas do sábado, no campo de futebol da UEM. Inicialmente, será oferecida apenas a modalidade de futebol suíço. O evento conta com a promoção dos estudantes indígenas da Universidade e parceria da Coordenadoria de Desporto e Recreação (CDR), juntamente com o Laboratório de Etnografia (TULHA) e Associação Indigenista. A Copa visa a integração entre as comunidades indígenas do Estado e destas com a universidade. Segundo o coordenador do evento, Eloy Jacintho, “a proposta é difundir a cultura por meio do esporte e aproximar a comunidade indígena da sociedade não-indígena”. Por isso, toda a comunidade é convidada para conhecer os povos indígenas e modo deles de jogar o futebol.

No dia 15 de novembro, domingo, a parte superior do câmpus estará interditada para a prática do skate, em suas diferentes modalidades. Poderão participar todas as pessoas que praticam o esporte, havendo ainda apresentações musicais, sorteios de brindes e competição de downhill, modalidade na qual os skatistas descem o asfalto em alta velocidade. O evento ocorre o dia inteiro, ocupando o portão da rua 10 de Maio até o prédio da Biblioteca Central. Famílias e interessados poderão assistir ao evento, visto que não haverá trânsito dentro da UEM. O evento marca a abertura oficial das inscrições para a escola de iniciação ao skate. Segundo a CDR, a escolinha é destinada a crianças e adolescentes da comunidade. O encontro é uma promoção da Coordenadoria em parceria com os alunos do curso de Secretariado Executivo Trilingue, o Grupo de Estudos do Lazer (GEL) e lideranças do skate longboard.

Informações sobre os dois eventos podem ser obtidas na Coordenadoria de Desportos e Recreação (CDR), que vem incentivando o multiculturalismo no campus universitário. O telefone da secretaria da CDR é o 32614314; e o e-mail: sec-cdr@uem.br.