A terceira edição do Encontro de Ciência e Tecnologia do Paraná estará voltada para o Ano da França no Brasil. O evento, promovido pela Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), terá a Universidade Estadual de Maringá como anfitriã e será realizado entre 7 a 9 de outubro. A expectativa é reunir 2.500 participantes. 

Na programação estão mesas de debates entre o ensino superior do Paraná e da região francesa de Rhône-Alpes e entre representantes de empresas das duas regiões. Além de rodadas de negócios, feira de produtos de empresas incubadas e apresentação dos principais projetos do programa Universidade Sem Fronteiras, da Seti.

A secretaria da Seti, Lygia Pupatto, viajou à França no início de julho para apresentar proposta da programação do Encontro. Dessa visita ficou acordada a participação no evento de uma comitiva do ensino superior de Rhône-Alpes, liderada pelo vice-presidente, Roger Fougères. O presidente do Erai – Empresas Rhône-Alpes Internacional, Daniel Gouffé, outros membros da área de ensino superior daquela região francesa e 50 alunos de Rhône-Alpes também integram a comitiva.

As discussões entre Rhône-Alpes e o Paraná estarão voltadas para a relação da extensão universitária, pesquisa, energia e meio ambiente, favorecendo a mobilidade entre os dois países e inserindo na relação, pequenas e médias empresas do Estado e daquela região francesa.

O assunto será aprofundado em reunião de trabalho dentro da programação do evento, com a discussão de um acordo de cooperação envolvendo energias renováveis para o desenvolvimento sustentável no Paraná. Incluem aqui energia de biomassa, energia solar e energia eólica.

Simultaneamente com o 3º Encontro de Ciência e Tecnologia do Paraná, será apresentado o 2º Painel de Jornalismo Científico que irá debater questões ligadas à formação profissional e mercado. A palestrante convidada é Graça Caldas, jornalista e diretora da Associação Brasileira de Jornalismo Científico, além de pesquisadora e professora da Universidade Estadual de Campinas. A palestra está agendada para o dia 9, a partir das 9 horas da manhã.

No dia anterior, às 20 horas, haverá a solenidade de entrega do 23º Prêmio Paranaense de Ciência e Tecnologia. Concedido pela Seti, o prêmio contempla, a cada ano em sistema de rodízio, duas grandes áreas do conhecimento.  Nesta edição as áreas contempladas são as Engenharias e Ciências Biológicas. Para consultar o regulamento do prêmio e obter a ficha de inscrição, acesse www.seti.pr.gov.br link Coordenadoria de Ciência e Tecnologia.

As inscrições para o prêmio podem ser feitas até o dia 15 de setembro. Podem se inscrever pesquisadores-cientistas, pesquisadores-extensionistas e estudantes dos cursos de graduação do Ensino Superior do Estado do Paraná. O prêmio contempla ainda a categoria inventor independente e nela podem se inscrever pessoas físicas paranaenses que sejam inventores, obtentores ou autores de criação, independente de sua formação acadêmica. O invento deve promover a inclusão social e a geração de trabalho e renda.

A abertura do 3º Encontro de Ciência e Tecnologia do Paraná, será no dia 7, às 19h30, e deve reunir o Governador Roberto Requião, o ministro de Ciência e Tecnologia Sergio Rezende, a secretária Lygia Pupatto, o diretor presidente da Itaipu Binacional, Jorge Samek, o reitor e o vice-reitor da UEM, Décio Sperandio e Mário de Azevedo, respectivamente, entre outras autoridades. 

 

Serviço:

3º Encontro de Ciência e Tecnologia do Paraná

Data: 7 a 9 de outubro

Local: Parque Internacional Francisco Feio Ribeiro

Abertura: Dia 7, às 19h30.

23º Prêmio Paranaense de Ciência e Tecnologia

Inscrições: até 15 de setembro.

As inscrições devem ser entregues ou enviadas por correio à Coordenadoria de Ciência e Tecnologia, na rua Pref. Lothário Meissner, 350, Jardim Botânico, CEP 80210-170, Curitiba – PR.