Acadêmicos e professores do curso de História da Universidade Estadual de Maringá promovem a mostra de cinema “Estamos em Guerra”, com a exibição de filmes e documentários sobre as grandes guerras mundiais. O objetivo é promover a reflexão crítica dos acadêmicos por meio de palestras e debates voltados para temas históricos, pedagógicos e sociológicos.

O primeiro filme a ser apresentado é Iwo Jima: o portal da glória, de Allan Dwan, que conta a história do Sargento John M. Stryker, um integrante dos fuzileiros que tem a difícil missão de transformar um pelotão de recrutas despreparados em uma poderosa máquina de combate. O sargento, além de enfrentar o problema com o despreparo dos seus soldados, é uma pessoa muito difícil de lidar. Exigente ao extremo, ele pressiona física e mentalmente até o limite, com treinamento rigoroso e usa até os punhos quando precisa. Muitos recrutas o odeiam.

Outro problema enfrentado é a rejeição dos recrutas para com o soldado Conway (John Agar), o filho do antigo comandante de Stryker. Logo as lições de Stryker e a coragem dos rapazes são postas à prova em um tumultuado confronto, uma das ferozes batalhas da Segunda Guerra, a invasão de Iwo Jima.

As filmagens mostram cenas reais da batalha, assim como a famosa cena da bandeira hasteada no Monte Suribachi, considerada por muitos críticos de cinema o melhor momento do filme. O longa-metragem, com duração de 109 minutos, foi lançado em 1949.

O filme vai ser exibido nesta segunda-feira, 1º de junho, no bloco H-35, sala 7 (anfiteatro). Em seguida, o professor José Henrique Rollo vai proferir uma palestra sobre o tema, e os comentários estarão a cargo do acadêmico do 4º ano do curso de História, Edivaldo Sápia Gonçalves. A entrada e franca.

Informações e inscrições na secretaria do curso de História, no bloco G34. Ou pelo telefone (44) 3261-4328.