O Núcleo de Estudo Multiprofissional da Obesidade (NEMO), da Universidade Estadual de Maringá (UEM), irá realizar duas pesquisas envolvendo pacientes que foram submetidos à cirurgia de redução do estomago para tratamento da obesidade, entre 2000 e 2008. Os estudos são financiados pela Fundação Araucária, pelo Ministério da Saúde, e pela Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP/DECIT).

O objetivo é oferecer maior acompanhamento a esses pacientes e, com isso, ampliar a compreensão acerca das mudanças decorrentes dessa intervenção e seus reflexos na qualidade de vida. Neste sentido, serão oferecidos aos pacientes que concordarem em participar das pesquisas vários exames, como: densitometria óssea, de nível sérico de vitaminas e hormônios, avaliação da composição corporal, além dos parâmetros clínicos como pressão arterial e perfil lipídico.

Tais estudos são necessários, pois essas intervenções vem aumentando no mundo todo e o Brasil é o segundo país em número de cirurgias, só ficando atrás dos EUA. O acompanhamento torna-se necessário para que os benefícios desse procedimento sejam potencializados e os eventuais efeitos adversos minimizados, possibilitando a construção de novas estratégias terapêuticas coletivas para o tratamento de indivíduos submetidos à cirurgia bariátrica. Os dados e a identificação dos pacientes serão mantidos em sigilo, conforme estabelece o Conselho Nacional de Saúde.

A pesquisa é coordenada pelo professor doutor Nelson Nardo Junior, da UEM e conta com a participação de professores/profissionais de diversas áreas. Os interessados em colaborar, como voluntários, neste estudo, poderão entrar em contato pelo telefone (44) 3261-4488, e-mail nemo.uem@hotmail.com ou ainda se dirigir ao laboratório no Bloco M-05, Sala 4 A, no Departamento de Educação Física da UEM.