A Enfermagem nos diferentes contextos é tema da aula inaugural do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Estadual de Maringá nesta quarta-feira (4), a partir das 14 horas, no anfiteatro Ney Marques. O tema será explorado pela professora Lorita Marlena Freitag Pagliuca, da Universidade Federal do Ceará e coordenadora do Comitê de Enfermagem do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Durante sua fala, discorrerá sobre a inserção da Enfermagem no contexto da graduação, pós-graduação, pesquisa e no mercado de trabalho. Abordará os grupos de pesquisa, a liderança nos grupos de pesquisa, as perspectivas da Enfermagem no Brasil e as novas diretrizes da Capes e do CNPq para a pós-graduação.

O PSE, em nível de mestrado, tem como área de concentração a Enfermagem e o Processo de Cuidado. As linhas de pesquisa são O Cuidado à Saúde nos Diferentes Ciclos da Vida e Gestão do Cuidado à Saúde. O curso, de dois anos de duração, conta com 38 alunos.

A aula inaugural é voltada para os mestrandos, aos alunos da graduação e de iniciação científica. Outras informações no PSE, fone 3261-4494 ou site www.pse.uem.br.