Uma comissão interinstitucional apresentou uma proposta de educação musical, na quarta-feira da semana passada, para a Secretaria de Educação do Paraná (Seed) e na plenária do Conselho Estadual de Educação (CEE).  O Projeto de Educação Musical nas Escolas do Paraná (Pemep) foi elaborado pelas  universidades estaduais de Maringá e de Londrina, com assessoria do professor Carlos Kater. A proposta visa a iniciar um processo de formação continuada para professores de Arte da rede estadual de ensino para ministrar os conteúdos de Música.

A chefe do Departamento de Música da UEM, Vânia Fialho, explica que o projeto foi elaborado a partir de uma demanda da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (Seti). “A formação continuada de professores é tema que vem sendo amplamente debatido, acompanhando as principais tendências educacionais da atualidade. Desde 2004, as Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Graduação em Música indicam que as universidades e IES têm o compromisso de estabelecer pontes profícuas com a educação básica. A aprovação da Lei nº 11.769, em 18 de agosto de 2008, a qual estabelece a obrigatoriedade do ensino dos conteúdos de música na educação básica, requer das universidades formadoras de profissionais da educação o comprometimento com a formação continuada para capacitar os professores que já atuam na área de arte para ministrarem os conteúdos específicos de música”.

O projeto piloto deve ser desenvolvido em 2009, com carga horária de 120 horas/aula, dividida em três módulos, com o caráter de extensão universitária. Serão parceiros nessa iniciativa a Seed, a Seti, a UEM, a UEL, a Escola de Música e Belas Artes do Paraná (Embap) e Faculdade de Artes do Paraná (FAP).

Alem de Vânia Fialho, também participaram das reuniões Magali Kleber (UEL), Margaret Amaral de Andrade (Embap), Solange Maranho Gomes (FAP), Agnes Cordeiro de Carvalho (Seed) e Carlos Alberto de Paula (Seed).