O Museu da Bacia do Paraná foi beneficiado com R$ 27.449,90, do programa Apoio à Extensão Universitária 2008 (Proext), dos ministérios da Educação e da Cultura. A verba vai ser aplicada no projeto Museu, um projeto de inclusão: veja com as mãos, coordenado pelo professor Fernando Luiz Paula Santil.

O programa do governo federal é direcionado às universidades públicas brasileiras. Foram aprovados 95 projetos, sendo sete no Paraná. O projeto “Veja com as mãos” tem o intuito de contar a história de Maringá e de sua gente, por meio de artefatos (painéis fotográficos, instrumentos de trabalho rural e urbano, doméstico, indígenas, de lazer), para quem tem necessidades diferenciadas, em particular os deficientes visuais.

Por meio da participação de crianças, acadêmicos dos cursos de História, Geografia e Arquitetura da UEM, profissionais em diversas áreas, bem como os deficientes visuais associados da Associação dos Mestres e Alunos e Amigos dos Deficientes Visuais (Amaadevi), farão a descrição de 120 itens do acervo do Museu, para que os objetos tenham uma ficha histórica completa e traduzida em braille.

Essa linguagem balizará a produção de mapas, fotopapers e maquetes táteis, que auxiliarão no processo de construção do desenvolvimento da cidade de Maringá, e de textos, que subsidiarão a percepção tátil. Essa ação será traduzida em exposição no próximo ano, incluindo todos em um processo cultural, independentemente das diferenças, formatando um conceito de acessibilidade não só física, mas cultural.

O resultado oficial do programa pode ser visto no site www.cultura.gov.br.