Hoje, dia 10, às 16 horas, haverá uma caminhada dentro do câmpus sede da Universidade Estadual de Maringá, para marcar os três anos de implantação do Projeto Multidisciplinar contra a Obesidade na Adolescência e o Dia Nacional de Combate à Obesidade, comemorado no dia 11 de outubro.
A caminhada, que terá saída em frente ao Bloco M-05, percorrerá todo o câmpus, terminando em frente à reitoria. Os organizadores contam com participação dos integrantes do Projeto e também de pessoas da comunidade universitária e externa
.
A iniciativa é da Associação Leve Vida, que desenvolve o Projeto em parceria com o Departamento de Educação Física da UEM. Anália Nasser, presidente da Associação, convida todas as pessoas interessadas em engajar-se na luta contra a obesidade para participar dessa primeira iniciativa que, segundo ela, deverá se repetir todos os anos. “A causa justifica o empenho”, diz ela, lembrando que a obesidade é considerada uma das principais doenças da sociedade moderna, atingindo, indiscriminadamente, pessoas de todas as classes sociais, gênero ou idade.
Nasser explica que a Associação trabalha em parceria com diferentes instituições, visando a atuar em todas as questões ligadas ao problema e, no caso da UEM, o foco da parceira são crianças e jovens.
Embora não esteja ligado diretamente ao Projeto Multidisciplinar contra a Obesidade na Adolescência, que está na organização da caminhada, recentemente o Grupo de Estudos e Pesquisas em Obesidade e Exercícios da Universidade analisou mais de cinco mil alunos de escolas públicas e privadas de Maringá, com idade entre 6 e 10 anos. O levantamento dá uma idéia da extensão do problema, pois revelou que mais de um terço dos alunos apresenta excesso de peso. O resultado da pesquisa foi publicado na última edição do Jornal da UEM.
Outras informações sobre a Caminhada desta sexta-feira podem ser obtidas na Associação Pense Leve, fone 44 3225.2121.