Começa, nesta quinta-feira (25), no hotel Deville, em Maringá, o II Simpósio de Hematologia e Hemoterapia. A palestra de abertura, às 19h30, será do médico Guilherme Genovez, do Ministério da Saúde. Considerado um dos maiores especialistas da área no Brasil, ele falará sobre a Política Nacional de Sangue e Hemoderivados, área da qual é o coordenador em nível de Brasil.

O Simpósio será promovido pelo Hemocentro do Hospital Universitário Regional de Maringá e pelo Programa de Pós-Graduação em Análises Clínicas (PAN), da Universidade Estadual de Maringá (UEM). A hematologia é o ramo da biologia que estuda o estado de normalidade dos elementos sanguíneos e dos órgãos hematopoiéticos (maturação dos elementos do sangue) e as doenças a eles relacionadas, enquanto que a hemoterapia é a ciência que cuida do tratamento das pessoas com doenças sanguíneas.

O evento prosseguirá até sábado (27) e reunirá representantes de toda a Hemorrede, ou seja, os diversos serviços de hemoterapia do Estado do Paraná e alguns dos mais renomados estudiosos e pesquisadores do assunto.Além da conferência de Guilherme Genovez, o evento terá a fala da diretora do Hemocentro Regional de Maringá, Sílvia Tintori, que, ainda nesta quinta-feira, às 19 horas, fará uma apresentação sobre o Hemocentro; e a conferência, às 20h30, também no mesmo dia, do médico Vagner de Castro, responsável pelo Laboratório de Imunologia Plaquetária do Hemocentro da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas). Ele abordará o tema Interdisciplinaridade na captação de doadores de sangue.

A programação prevê também a realização de seis minicursos, que tratarão de assuntos como a Dificuldade na resolução de testes pré-transfusionais, Indicação de hemocomponentes e reações transfusionais, Segurança transfusional, Aplicações da biologia molecular em imunohematologia eritrocitária, Tratamento do paciente hemofílico, e Doenças infecciosas transmissíveis pelo sangue.

O simpósio visa a promover o intercâmbio de informações e ações de temas relevantes ao fortalecimento dos serviços de hematologia e hemoterapia.

O público alvo do evento são profissionais da área de saúde da hemorrede, das instituições de ensino superior, das secretarias municipais de Saúde e estudantes da área de saúde dos cursos de graduação e de pós-graduação. O objetivo é oferecer a eles a oportunidade de capacitação, aperfeiçoamento e qualificação das práticas e rotinas de trabalho.

Outras informações sobre o evento também podem ser obtidas por meio do site www.hum.uem.br/simposio ou pelos telefones (44) 2101-9194/9400, no Hemocentro Regional de Maringá, do Hospital Universitário; e (44) 3221-6727, no Hotel Deville.