O professor Peter Johann Mainka, da Universidade de Wuerzburg, Alemanha, está desenvolvendo atividades na UEM, dentro do Programa Professor Visitante da Fundação Araucária. Estão programados minicursos, palestras e reuniões com pesquisadores. Além disso, aproveitará sua estada no Brasil para desenvolver pesquisa sobre a história da colônia alemã em Rolândia.

Nos dias 23 e 24 de outubro, dentro da programação da Jornada de Estudos Antigos e Medievais, do Departamento de Fundamentos da Educação da UEM, será responsável pelo minicurso Instituições Políticas do Sacro-Império Romano-Germânico do Ocidente na Baixa Idade Média. No dia 29 de outubro, às 19h30, no Anfiteatro Ney Marques, ministrará uma palestra com a mesma temática. Os interessados devem procurar o DFE para se inscrever.

Mainka já esteve na UEM, de 1999 a 2004, como professor visitante da Capes. Desde essa época, vem desenvolvendo pesquisas em conjunto com a UEM. A parceria já rendeu dois livros que ele organizou, com artigos de professores da UEM e de outras instituições, ambos publicados pela Eduem: Mulheres Bruxas e Criminosas, em 2003, e A Caminho do Mundo Moderno, em 2007. O primeiro fala da perseguição às bruxas nos tempos modernos. Fruto de trabalho de pesquisa documental dos séculos XVI e XVII, mostra a contradição da modernidade. Quando a ciência moderna surgiu, ela conviveu com uma perseguição irracional às mulheres.  A segunda obra trata do início dos tempos modernos e as mudanças da área política, da sociedade e do Estado.

Mainka fica em Maringá até final de outubro e retorna para cá em fevereiro. O programa encerra em abril. O professor se coloca à disposição para intermediar possíveis parcerias e convênios com a Universidade de Wuerzburg. Os contatos podem ser feitos no Programa de Pós-Graduação em Educação da UEM.