Aberta ontem (16), à noite, a XXIV Semana de Química da UEM. O evento está sendo realizado no anfiteatro do Nupélia. Na programação, várias palestras e seis minicursos, que se estendem até esta sexta-feira (20).
A solenidade de abertura reuniu mais de 350 pessoas. Os participantes foram recebidos pelo reitor Décio Sperandio, que abriu a Semana, acompanhado do chefe de Gabinete, Julio Santiago Filho; o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Nilson Evelázio; e da vice-diretora do Centro de Ciências Exatas, Valeria Domingos Cavalcanti. A solenidade de abertura foi comandada pelo chefe do Departamento de Química, Edgardo Pineda, e o vice, Eduardo Radovanovic.
Após a cerimônia de abertura, o professor Koiti Araki (USP) falou sobre a química supramolecular de nanomateriais híbridos à base de nanopartículas de ouro. Destacou as possibilidades presentes e futuras de partículas sub microscópicas em diferentes setores, inclusive, na área biológica.
A Semana ainda enfoca, até sexta-feira (20), diversos outros: destruição fotoinduzida de lipossomos com fármacos fotoativos; a importância das normas técnicas e das ferramentas de gestão da qualidade para o profissional da química; necessidades formativas do professor de química; relação educação e ciências da educação básica à universidade; reciclagem de resíduos: uma ponte entre a química e a agronomia; química prebiótica a química da origem da vida: controvérsia e realizações; o método científico e a percepção humana da natureza; análise química na pesquisa agropecuária; controle molecular em filmes orgânicos: aplicações em sensores e biossensores; zeófitas: características e aplicações; e hidrogéis.