A UEM é a universidade do Paraná que tem mais professores no regime de trabalho de 40 horas (T-40). Para o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Instituição, Nilson Evelázio de Souza, essa é uma das causas de a UEM apresentar um alto índice de publicações científicas e pesquisas.
Proporcionalmente, os pesquisadores publicam mais trabalhos individualmente que colegas de outras universidades. O professor finaliza apontando a equação: mais tempo na UEM, mais pesquisas, mais publicações, mais recursos para pesquisa, mais formação de recursos humanos de alta qualidade.
Segundo dados do Censo da Educação Superior 2006 (mais recente), publicados pela Folha de São Paulo do dia 12, apenas 37 das 86 universidades privadas do País cumprem a exigência legal de ter um terço dos docentes trabalhando em regime integral. No Paraná, a UEM é a que apresenta o maior índice de professores T-40 (93%), seguida da Unicentro (86%), UFPR (79%), Unioeste (76%), UTFPR (76%), UEL (72%), UEPG (64%), Universidade Paranaense (36%), Tuiuti (34%), Norte do Paraná (34%) e PUC (33%).