UEM seguirá realizando exames preventivos do colo do útero pelo SUS
O reitor da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Júlio Santiago Prates Filho, presidiu a primeira cerimônia de colação de grau conjunta dos acadêmicos do Parfor (Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica), formados pela UEM. A solenidade foi realizada no último sábado, dia 26, no Teatro Marista, com a colação de 176 formandos, sendo nove do curso de Química, 14 de Física, 28 de Música, 11 de Letras/Inglês, 17 de História, 66 de Artes Visuais e 31 de Artes Cênicas.
A aplicabilidade de um robô de telepresença em ambiente hospitalar está sendo implantada no Hospital Universitário Regional de Maringá (HUM). Desenvolvido pelo engenheiro de produção Antonio Henrique Dianin, graduado pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), o R1T1 é o primeiro robô de telepresença desenvolvido no Brasil. Em 2013, a Project Robot, empresa de Dianin que detém a patente do equipamento, apresentou um protótipo do R1T1 à direção do HUM, solicitando autorização formal para sua utilização nas dependências do hospital. O engenheiro foi orientado a informar o Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) da universidade sobre a proposta e discutir a relação da empresa com o HUM. Após avaliação do equipamento pelo Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH), o HUM passou a ser utilizado como espaço de testagem da aplicabilidade do robô, processo acompanhado pela equipe do Núcleo de Pesquisa Clínica (NPC) do hospital. A parceria foi destaque na edição do Fantástico, programa da Rede Globo, de 27 de abril.
Está sendo realizado, no anfiteatro do Nupélia, na UEM, o II Simpósio de Ecologia e Conservação de Mamíferos Silvestres. Durante a solenidade de abertura, nesta segunda-feira, dia 28. O coordenador do evento, Henrique Ortêncio Filho, falou da alegria e do orgulho de ver o simpósio sendo realizado, e que está sendo possível graças ao empenho dos acadêmicos. Ressaltou, ainda, a necessidade e a importância de se estudar os mamíferos silvestres, já que poucos profissionais se dedicam a eles. Destacou os palestrantes trarão informações importantes na área.
“O Brasil é um Estado laico e a escola pública - que é parte desse Estado - também deve seguir o mesmo modelo e não induzir a educação a apenas um credo”. A opinião é da professora Eliane Rose Maio, coordenadora de um evento aberto na manhã desta sexta-feira (25), na Universidade Estadual de Maringá (UEM), para discutir exatamente as questões envolvidas no binômio escola e laicidade.
Representantes dos estudantes do câmpus regional da UEM em Umuarama estiveram reunidos, no último dia 16, com o secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, João Carlos Gomes. Participaram da reunião o reitor da UEM, Júlio Santiago Prates Filho, o diretor do câmpus de Tecnologia de Umuarama, Osvaldo Joaquim dos Santos; o assessor de Planejamento do Ensino Superior da Seti, Décio Sperandio e o assessor de Gabinete, Carlos Pijak Junior. O tema principal da reunião foi a necessidade de investimentos no campus de Umuarama.

A UEM, por meio do Departamento de Ciências Sociais e da Coordenadoria de Desportos e Recreação, a Afuem e o Sinteemar realizam a I Semana do Trabalhador, desta quinta-feira, dia 24, a 1º de maio. Na programação, várias atividades voltadas ao trabalhador, entre elas, minicursos, campanha de vacinação, jogos, almoço por adesão e happy hour.

O secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, João Carlos Gomes, juntamente com o assessor de Planejamento do Ensino Superior, Décio Sperandio, recebeu, na última terça-feira (15) professores e alunos do Câmpus Regional de Goioerê, que estavam acompanhados do reitor da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Júlio Santiago Prates Filho, do prefeito Beto Costa e do deputado Pedro Lupion.
A Universidade Estadual de Maringá (UEM) anuncia que o prazo de inscrição do Vestibular de Inverno 2014 se encerra no próximo dia 23, quarta-feira. As inscrições devem ser feitas exclusivamente pela internet, no site www.vestibular.uem.br.
Começou, na última terça-feira (15), no Bloco C-67, o Seminário 50 Anos do Golpe Militar No Brasil: legados paradoxais: histórias e memórias, dilemas estéticos e políticos (1964-2014). O conferencista de abertura foi o professor da Universidade Autônoma de Madri, Alexandre Felipe Fiúza, que ministrou a palestra Entre cantos e chibatas: música e política nos anos de chumbo (1964-1985). O evento se estende até o dia 22 de maio, sempre às terças e quintas-feiras, às 18 horas, no Bloco H-35. Estão programadas mais oito mesas de debate.
O Hospital Universitário Regional de Maringá (HUM) está habilitado pelo Ministério da Saúde a fazer implantes cocleares. A habilitação, publicada em 31 de março pela portaria 265/14, foi concedida seis anos depois do pedido, feito a partir de um projeto de extensão desenvolvido pelo docente Jeferson Cedaro de Mendonça, do departamento de Medicina da Universidade Estadual de Maringá (UEM).O projeto foi desenvolvido em parceria com o Instituto da Audição, serviço já habilitado em média complexidade na Saúde Auditiva. Em 2013, por meio do ofício 84/2013, a Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) encaminhou parecer que havia demanda que justificava o credenciamento de outro serviço no Paraná, evitando que pacientes com a indicação do procedimento tivessem que se deslocar para Curitiba ou outros estados. Apesar da autorização federal, ainda não há data prevista para o início dos atendimentos.
O reitor Júlio Santiago Prates Filho participou de reunião na manhã de ontem, 10, em Brasília, com Sônia Regina Pereira, coordenadora geral das residências médicas da Secretaria de Educação Superior (SESu), do Ministério da Educação (MEC). Também estavam presentes Magda Lúcia Félix de Oliveira, superintendente do Hospital Universitário Regional de Maringá (HUM), Dorvalino Gusmão de Aguiar, diretor médico do hospital, e a presidente da Comissão de Residência Médica (Coreme) e vice-chefe do Departamento de Medicina da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Ana Maria Silveira Machado de Moraes.
Na última quinta-feira (10), no auditório do Bloco D-34, foi realizada a cerimônia de entrega de certificados do curso de especialização em Direito Tributário, oferecido pela UEM, por meio do Departamento de Direito Público (DDP) e da Receita Estadual do Paraná. Direcionado para a qualificação de agentes do estado, o curso formou 39 auditores, vindos de Londrina, Umuarama, Ponta Grossa, Cascavel e outras cidades paranaenses, incluindo Maringá.
A próxima turma que ingressar no curso de Engenharia de Produção, oferecido no câmpus sede da Universidade Estadual de Maringá (UEM), fará a graduação em tempo integral. O Conselho de Ensino e Pesquisa (CEP) da instituição aprovou a alteração do horário de funcionamento do curso em reunião realizada em 26 de março. A medida foi regulamentada em Resolução do CEP, passando a vigorar já para o Vestibular de Inverno 2014, cujas inscrições permanecerão abertas até o dia 23 deste mês.