Beatriz Fleury e Silva, professora do Departamento de Arquitetura e Urbanismo, da UEM, é a palestrante convidada desta quinta-feira, dia 22, dentro da programação da 5ª Semana Ambiental da Universidade. Às 19h30, no Auditório Dacese, ela ministra a conferência Ambiente Urbano, que irá destacar o desenvolvimento de Maringá e região, focando, em especial, o Masterplan, projeto que estabelece as diretrizes de planejamento de Maringá até 2047. O projeto foi campo de estudo da professora para a produção da tese de doutorado, defendida pela Universidade de São Paulo.*

O tema também foi discutido na última terça-feira, dia 20, na Câmara de Vereadores de Sarandi, onde Beatriz apresentou alguns resultados da pesquisa. Deixando claro que não se opõe ao Masterplan, ela defendeu a efetiva participação da sociedade no debate. De acordo com a professora, qualquer ato que venha impactar, alterar ou constituir novos arranjos na vida de uma população, deve ser amplamente debatido. Isso não ocorreu, uma vez que as audiências públicas realizadas na cidade se deram durante o dia, dificultando, por exemplo, o acesso das pessoas que trabalham.

A professora destacou que o planejamento do município não deve ser tarefa exclusiva de determinado grupo econômico, do contrário sempre haverá o risco de exclusão social, principalmente no campo da moradia.

Movimentos sociais de Maringá e Sarandi, população em geral, acadêmicos e lideranças da cidade compareceram e puderam debater acerca do tema.

A discussão foi uma iniciativa do Proação Ambiental da UEM, em conjunto com o Comitê Dignidade Para os Detentos e Familiares de Sarandi.

* Com a colaboração de Sara de Jesus Araujo, advogada e membro da Assessoria Popular