2023 Fazenda Umuarama 14555Evento será realizado até sábado (15) no auditório do Bloco I-12 do câmpus sede da UEM e na Escola Milton Santos

A III Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária (Jura) será aberta nesta sexta-feira, às 19h30, no auditório do Bloco I-12 do câmpus sede da Universidade Estadual de Maringá (UEM). O tema da palestra de abertura é “A questão agrária e a luta pela terra na atualidade”, que será proferida pelo professor e pesquisador Carlos Alberto Feliciano, do Departamento de Geografia da Faculdade de Ciência e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista (FCT/Unesp), câmpus de Presidente Prudente (SP). 

No sábado (15), das 8h às 12h, no mesmo local, uma mesa redonda sobre a “Educação do campo e reforma agrária: desafios e perspectivas” vai reunir para o debate os professores Adriana Medeiros Farias, Maria Edi da Silva Camilo e Sandra Gunkel Scheeren. E, no período da tarde, das 14h às 18h, está prevista uma roda de conversa, na Escola Milton Santos (EMS) sobre “Agroecologia e Educação do Campo: a experiência da EMS”. Os interessados em participar da Jura devem se inscrever neste link.  

O evento é gratuito e aberto ao público, apenas o Arraiá Vermelho que acontece ao final do evento será cobrado. O valor do ingresso para a atividade cultural de encerramento é R$ 5 (antecipado) e R$ 10 (na hora). O pagamento pode ser feito pelo Pix ems.agroecologia@gmail.com e comprovante deve ser enviado para o mesmo e-mail.  

O principal objetivo da Jura é debater temáticas relativas à questão agrária brasileira, envolvendo a luta pela terra, reforma agrária, soberania alimentar, produção agroecológica e a educação do campo, bem como promover o fortalecimento dos vínculos entre a universidade e os movimentos sociais. 

A 3ª edição da Jura conta com a organização de docentes, estudantes e técnicos de diversos departamentos da UEM, entre eles, Ciências Sociais, Educação, Geografia, História, Matemática e Psicologia, como também do Centro de Ciências Humanas (CCH) e da Pró-Reitoria de Ensino (PEN). O evento tem ainda o apoio financeiro e organizacional de instituições externas, como a Seção Sindical dos Docentes da UEM (Sesduem), o Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior Públicas (Andes), o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e a Escola Milton Santos de Agroecologia.  

Serviço

III Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária

Quando: 14 (a partir das 19h30) e 15 de junho (a partir das 8h)

Onde: auditório do Bloco I-12 da UEM e Escola Milton Santos de Agroecologia

Inscrições: neste link