A inclusão do índio no Ensino Superior é a tônica de encontro

No transcurso da história da humanidade, diferentes técnicas e recursos têm sido utilizados para preservar os registros. E o que começou com a pintura em rochas, a partir da tinta extraída de vegetais, evoluiu para o uso da informática e de sofisticados equipamentos de observação. Para permitir discussões sobre os novos recursos tecnológicos e cartográficos, o Departamento de Geografia, em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Geografia da UEM (Universidade Estadual de Maringá), realiza o 1º Simpósio Nacional de Recursos Tecnológicos aplicados à Cartografia e a 28ª Semana da Geografia.
Pesquisadores do Brasil, Estados Unidos, Espanha, Suíça e Portugal participarão, a partir desta quarta-feira (16), no Araucária Centro de Eventos, em Maringá, do III Congresso Internacional de Saúde e do III Cisdem (Cátedra Iberoamericano-Suiza de Desarrolo e Medicamentos), abordando o tema Gestão e Inovação em Saúde. Cerca de 1.500 pessoas se inscreveram para o evento, das quais 90% para a apresentação de trabalhos científicos, oral ou sob a forma de posteres.
A UEM está com inscrições abertas para o Vestibular de Verão 2009 até dia 21 deste mês. São 1.582 vagas distribuídas em 48 cursos de graduação. Dessas, 311 são reservadas para o Sistema de Cotas Sociais, destinado a alunos que realizaram seus estudos integralmente no ensino público e que possuem renda per capita familiar inferior a 1,5 salário mínimo nacional.
A graduada em História e mestre em História Política
pela Universidade Estadual de Maringá, Sandra Maria Castanho, publica livro
sobre Leis Trabalhistas e a Política no Brasil entre os anos de 1940 a 1960. A obra é resultado da
dissertação de mestrado, sob a orientação do professor Ângelo Priori.
Pesquisadores, professores e acadêmicos, incluindo
indígenas, se reúnem para debater questões ligadas à Educação Superior Indígena
no encontro que será realizado sob este tema nos dias 15 e 16 deste mês na UEM
(Universidade Estadual de Maringá).
Ao entregar ao superintendente do Hospital Universitário Regional de Maringá, José Carlos Amador, as chaves de uma camioneta Ford Currier, que vai ser utilizada pelo almoxarifado, a farmácia e o setor de Obras do HUM, o reitor da Universidade Estadual de Maringá, Décio Sperandio, também entregou simbolicamente, nesta quinta-feira (10), outros cinco veículos novos para diversos setores da UEM.
A abertura oficial do IV
Congresso Internacional de História ocorreu ontem (9), às 20 horas, no Teatro
Marista, reunindo centenas de acadêmicos e profissionais da área de Ciências
Humanas. Na a cerimônia de abertura estiveram presentes o vice-reitor da UEM,
Mario de Azevedo, o coordenador do Curso de História, Lupércio Antônio Pereira,
o diretor do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Lúcio Tadeu Mota, o
coordenador do Programa de Pós Graduação em História, Ângelo Priori, e o
professor Gilberto Pavanelli, representando a Prefeitura de Maringá. Para a
conferência de abertura foi convidado o professor Nelson Papavero, da
Universidade de São Paulo, que falou sobre as teorias evolutivas de Wallace e
Darwin.
A Universidade Estadual de
Maringá participa da 1ª Conferência Municipal de Saúde Ambiental promovida pela
Secretaria do Meio Ambiente. O evento será realizado no dia 14 deste mês, das
13 às 18 horas na Câmara Municipal de Maringá, sob o tema Saúde e Ambiente:
vamos cuidar da gente! Para a abertura, a professora do Departamento de
Enfermagem, Dóris Marli Petry, ministra a palestra Saúde Ambiental.
O professor Olinto Furtado (foto), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), esteve na UEM, nesta terça-feira (8). Furtado faz parte da Comissão Permanente do Vestibular (Coperve), que vai operacionalizar a quinta prova do Exame Nacional para Certificação de Proficiência no Uso e no Ensino da Libras e para Certificação de Proficiência na Tradução e Interpretação da Libras, denominado Prolibras. Este ano, além das capitais, cinco cidades do interior vão sediar as provas, uma delas é Maringá, por meio da UEM.
A UEM está oferecendo cerca de 500 inscrições gratuitas no Vestibular de Verão de 2009 aos estudantes de escolas públicas de Maringá e região. A iniciativa, em parceria com a Secretaria de Educação do Estado do Paraná e com os Núcleos Regionais de Ensino, visa a beneficiar os estudantes com melhor desempenho escolar.
Teria sido mesmo Darwin o autor da teoria do processo evolutivo? Para debater essa questão, os organizadores do 4º Congresso Internacional de História convidaram o professor Nelson Papavero da Universidade de São Paulo, que irá proferir a conferência de abertura do evento: Uma comparação entre as teorias evolutivas de Wallace e Darwin. A palestra será no dia 9 deste mês, às 19 horas, no Teatro Marista.
Os
pedidos para a isenção da taxa do Vestibular de Verão da UEM (Universidade
Estadual de Maringá) devem ser protocolados, hoje e amanhã (3 e 4), na Comissão
Central do Vestibular Unificado, Bloco 28 do câmpus sede, e nas secretarias dos
câmpus regionais de Cianorte,
Goioerê e Umuarama, no horário das 14h às 17h30 e das 19h30 às
22h. Na secretaria do câmpus de Cidade Gaúcha o horário vai das 8h às 11h30 e das 14h às 17h.
Conselho de Pesquisa (CEP) aprovou, ontem, o calendário acadêmico que repõe os dias de paralisação da Universidade Estadual de Maringá (UEM), no período crítico de combate a gripe A (H1N1). O calendário acadêmico do ano letivo de 2009, aprovado pela Resolução 057/2008-CEP, estabelecia o dia 28 de julho para início das aulas do 2º semestre de 2009. As aulas, no entanto, foram suspensas no dia 30, a partir do turno vespertino, como medida preventiva de enfrentamento para conter a propagação da gripe A (H1N1), em atendimento aos Decretos Estaduais e Portarias do Reitor da UEM. Com isso, nesta quarta (2), o CEP deliberou que o término das aulas 2º semestre letivo de 2009 será no dia 22 de dezembro e os exames finais serão realizados e terão as notas publicadas até 9 de janeiro de 2010.
Os interessados em prestar o vestibular a distância da Universidade Estadual de Maringá devem se apressar. O prazo termina hoje (3). São oferecidas 1.350 vagas em quatro cursos de graduação em 19 pólos. Até este final de semana, havia 3.949 inscritos. Administração Pública (1.901), Ciências Biológicas (621), História (1.053) e Letras (374).