Notas

  A UEM contratará professor temporário para os campus de Maringá, Cianorte e Umuarama, em dez diferentes áreas. As vagas são para: Cartografia e Geoprocessamento, Ensino de Geografia (Maringá e Cianorte), Psicologia Clínica, Prática de Ensino, Farmacognosia, Administração Geral, Contabilidade Geral, Estruturas, Hidráulica e Hidrologia (Umuarama) e Fenômenos de Transporte. As inscrições podem ser feitas de 8 a 14 deste mês, das 7h40 às 11 horas e das 13h30 às 16 horas, no Protocolo Geral, Bloco A-1, próximo à rotatória do Parque Ecológico. Outras informações na Divisão de Recrutamento e Seleção, Bloco 104, sala 28, fones 3261-4352 e 3261-4233 ou site www.uem.br/concurso

O Programa de Pós-Graduação em Direito da UEM, realiza curso de extensão com o título, Temas Fundamentais do Direito Contemporâneo. O evento de 60 horas, será realizado de junho a outubro, nas sextas-feiras das 19h30 às 23h e/ou sábados das 8 às 12 h, no Anfiteatro do Programa de Pós-Graduação em Direito.

A ficha de inscrição e as informações estão disponíveis no site www.ppd.uem.br a partir de 5 até 31 deste mês.  O critério de seleção é o currículo documentado.

O boleto pago, a ficha de inscrição preenchida e o currículo devem ser enviados à secretaria do Mestrado em Direito da UEM, bloco D-34, sala 12, por sedex ou pessoalmente. Outras informações pelos telefones (44) 3263-6170 ou 3261-4977.

O X Encontro Maringaense de Biologia (Emabi) e a XXIII Semana da Biologia da UEM priorizam, neste ano, temas relacionados às Faces do Desenvolvimento Sustentável. Os eventos, que serão realizados de 14 a 19 de setembro, estão aceitando a inscrição de interessados em ministrar minicursos e oficinas, até o dia 23 deste mês. Outras informações pelo e-mail emabi2008@gmail.com ou no site www.dbi.uem.br

O curso de especialização em Filosofia da UEM enfocará o conhecimento humano, a partir de 8 de agosto às sextas-feiras à noite e sábados de manhã até 3 de outubro de 2009. Serão abordados desde Platão até Habermas, passando por Aristóteles, Tomás de Aquino, Agostinho, Descartes, Pascal, Vico, Leibniz, Kant, Hume e Heidegger.

Os objetivos são proporcionar uma visão crítica aprofundada do sentido e do alcance do conhecimento humano, numa perspectiva eminentemente filosófica, a partir da história da filosofia; analisar e estudar algumas das obras mais importantes da história da filosofia; abordar o conhecimento como um problema filosófico subjacente e, ao mesmo tempo, inerente a todas as ciências; e conduzir o aluno a uma reflexão filosófica autônoma e própria do problema do conhecimento, em um contexto atual das ciências.

As inscrições podem ser feitas de 15 deste mês a 30 de junho, no Departamento de Filosofia. Não há taxa de inscrição e de matrícula. O investimento no curso é de 18 parcelas de R$ 100,00.

O curso é destinado a bacharéis e licenciados de todas as áreas que tenham interesse em desenvolver sua capacidade crítica e argumentativa sobre temas relacionados com o conhecimento humano. A seleção dos candidatos será feita por meio de análise de currículo e prova escrita. Outras informações no Departamento de Filosofia, Bloco G-34, fone (44) 3261-4288.

Sérgio Lessa, professor da Universidade Federal de Alagoas, falará sobre Trabalho, Educação & Emancipação Humana, nesta quinta-feira (8), a partir das 19h30, no Auditório do Nupélia, na UEM. Lessa é mestre em Filosofia e doutor em Ciências Humanas. É autor de diversos livros, entre eles, Sociabilidade em Individuação, Mundo dos Homens, Para Compreender a Ontologia Lukács, Trabalho e Proletariados do Capitalismo Contemporâneo. Nos últimos 20 anos, tem publicado artigos e livros sobre a Ontologia de Georg Lukács. A promoção é do Colégio de Aplicação Pedagógica e do Espaço Marx. A entrada é franca. 

O Departamento de Educação Física (DEF), através do Grupo de Estudos do Lazer, realiza inscrições de voluntários para pesquisa sobre escalada em parede artificial. A iniciativa analisa as dificuldades que os universitários têm ao escalar pela primeira vez. Os interessados devem possuir entre 18 e 24 anos, estarem saudáveis e nunca terem praticado escalada. A pesquisa é aprovada pelo Comitê de Ética e é coordenada pelo professor do DEF, Giuliano Pimentel.
Para participar é preciso fazer um cadastro pelo e-mail: esportesradicaisuem@yahoo.com.br