Notas

O Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação da UEM abre nova turma de mestrado, nas linhas de pesquisa: Sistemas de Computação e Sistemas de Informação. As inscrições podem ser feitas de 1º de outubro a 14 de novembro. Serão levados em conta as notas obtidas no Poscomp 2008, o currículo, o histórico escolar e as cartas de recomendação.

A divulgação da homologação das inscrições será no dia 24 de novembro e a dos candidatos classificados no dia 10 de dezembro. A matrícula dos aprovados será de 25 a 17 de fevereiro (data sujeita a alteração). As aulas devem começar no dia 2 de março do próximo ano.

Outras informações na secretaria do PCC, Bloco 20, sala 14-A, fone 3261-4345, site www.din.uem.br/mestrado.

O Programa Associado de Pós-Graduação em Educação Física UEM/UEL abre nova turma de mestrado. A área de concentração é em Estudos do Movimento Humano, subdividida em quatro linhas de pesquisa: Aspectos Fisiológicos do Exercício Físico, Aquisição e Desempenho de Habilidade Motoras, Atividade Física Relacionada à Saúde e Formação e Intervenção em Educação Física.

As inscrições podem ser feitas de 22 deste mês a 22 de outubro. A prova será aplicada no dia 10 de novembro. O resultado da primeira etapa será divulgado no dia 12, a partir das 14 horas. A entrevista será realizada nos dia 13 e 14. O resultado final será informado no dia 28 de novembro. A matrícula dos aprovados na UEM será de 15 a 19 de dezembro; e na UEL, de 19 a 23 de janeiro. As aulas começam no dia 2 de março de 2009. Outras informações pelo fone 3261-4470 ou sites www.uem.br/~sec-pos e www.uel.br/cef/def.

O professor Peter Johann Mainka, da Universidade de Wuerzburg, Alemanha, está desenvolvendo atividades na UEM, dentro do Programa Professor Visitante da Fundação Araucária. Estão programados minicursos, palestras e reuniões com pesquisadores. Além disso, aproveitará sua estada no Brasil para desenvolver pesquisa sobre a história da colônia alemã em Rolândia.

 

Nos dias 23 e 24 de outubro, dentro da programação da Jornada de Estudos Antigos e Medievais, do Departamento de Fundamentos da Educação da UEM, será responsável pelo minicurso Instituições Políticas do Sacro-Império Romano-Germânico do Ocidente na Baixa Idade Média. No dia 29 de outubro, às 19h30, no Anfiteatro Ney Marques, ministrará uma palestra com a mesma temática. Os interessados devem procurar o DFE para se inscrever.

Mainka já esteve na UEM, de 1999 a 2004, como professor visitante da Capes. Desde essa época, vem desenvolvendo pesquisas em conjunto com a UEM. A parceria já rendeu dois livros que ele organizou, com artigos de professores da UEM e de outras instituições, ambos publicados pela Eduem: Mulheres Bruxas e Criminosas, em 2003, e A Caminho do Mundo Moderno, em 2007. O primeiro fala da perseguição às bruxas nos tempos modernos. Fruto de trabalho de pesquisa documental dos séculos XVI e XVII, mostra a contradição da modernidade. Quando a ciência moderna surgiu, ela conviveu com uma perseguição irracional às mulheres.  A segunda obra trata do início dos tempos modernos e as mudanças da área política, da sociedade e do Estado.

Mainka fica em Maringá até final de outubro e retorna para cá em fevereiro. O programa encerra em abril. O professor se coloca à disposição para intermediar possíveis parcerias e convênios com a Universidade de Wuerzburg. Os contatos podem ser feitos no Programa de Pós-Graduação em Educação da UEM.

O Programa Pró-Resíduos, da Universidade Estadual de Maringá (UEM), vai promover o curso de Gerenciamento da coleta, transporte, tratamento e destinação final dos resíduos sólidos urbanos e industriais. A proposta é fazer com os alunos conheçam a realidade ambiental dos resíduos, as políticas públicas e a legislação referente ao tema e, por fim, sejam capazes de traçar um plano de gerenciamento para o seu órgão gerador de resíduos.

A metodologia a ser utilizada será a presencial. O material didático será na forma de apostilas que serão elaboradas de forma a se constituírem em espaços de reflexão, criação e construção do conhecimento. Ao final de cada capítulo, o aluno será capaz de reproduzir uma idéia sobre os tópicos tratados dentro dos critérios propostos.

O curso é aberto à comunidade externa à UEM. O custo é de uma parcela de R$ 250,00, no ato da inscrição, ou duas parcelas de R$ 125,00 uma no ato da inscrição e outra no encerramento do curso. A capacitação será realizada em cinco sábados, a partir do dia 11 de outubro. Outras informações pelos telefones 3261- 4427 e 3261 – 4282 ou pelo e-mail: proresiduos@uem.br.

O professor Luis Gracia Martín, da Universidade de Saragosa, na Espanha, proferiu palestras para alunos e professores do mestrado em Direito e do curso de extensão em Temas Fundamentais do Direito Penal Contemporâneo da UEM, nos dias 5 e 6. Ele falou sobre Direito Penal do Inimigo e Ontologismos e Normativismo.

No dia 6, houve o lançamento de seu livro, O Horizonte do Finalismo e o Direito Penal do Inimigo, pela Editora Revista dos Tribunais. Na mesma ocasião, foi lançado o livro da professora Érica Mendes de Carvalho, da UEM, intitulado Punibilidade e o Delito, também pela Editora RT.

A UEM realiza o Simpósio de Ginástica: formação e intervenção em foco, de 11 e 13 deste mês. A solenidade de abertura será às 20 horas, do dia 11, no Anfiteatro do Nupélia, Bloco G-90. A conferência Ginástica: formação e intervenção será proferida pela professora Elizabeth Paoliello de Souza, da Unicamp.

No dia 12, na Aduem, às 9h30, está programada a mesa-redonda Ginástica de Competição; das 17h30 às 19h15, sessão de pôsteres; às 19h30, mesa-redonda Estudos Socioculturais na Educação Física. No dia 13, na Aduem, às 9h30, mesa-redonda A Ginástica no Ensino Superior; às 19h30, no Teatro Marista, a 1ª Festa Gímnica.

Além disso, serão oferecidas dez oficinas, que serão desenvolvidas nos blocos M-7, M-8 e Ceaf (quadra coberta próxima ao RU). No dia 12, as oficinas são: Ginástica Acrobática; Ginástica Estética de Grupo; Possibilidades Metodológicas com a Ginástica; Artes Circenses; e Jogos e Brincadeiras Cantadas. No dia 13, Rope Skipping; Trampolim e Cama Elástica; Tecido Circense; Jogos Teatrais; e Consciência e Linguagem Corporal. 

O evento pretende discutir a ginástica na formação profissional em Educação Física e as possibilidades de intervenção e de produção de conhecimentos na área. O encontro é uma oportunidade de intercâmbio de conhecimentos. As inscrições para participação podem ser feitas até o dia 11, pelo site www.def.uem.br/simposio_ginástica.

É uma iniciativa do Grupo de Pesquisa Corpo, Cultura e Ludicidade - CNPq/UEM e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Ginástica – CNPq/UEM do Departamento de Educação Física, com apoio da Federação Paranaense de Ginástica e Prefeitura Municipal de Maringá. Outras informações pelo e-mail simposioginastica_uem@yahoo.com.br.