Notas

Alunos da disciplina Extensão Rural, do quarto ano do curso de zootecnia da UEM, realizam, neste sábado, a partir das 9 horas, no Rancho Parati, em Ourizona, um dia de campo sobre produção de cordeiros para abate.

No evento, os alunos da disciplina e o zootecnista Vicente Paulo, de Maringá, irão proferir palestra para abordar temas como cruzamento para a obtenção de cordeiros e a sanidade do rebanho.

O evento é destinado aos produtores rurais e aos estudantes universitários de áreas afins ao tema. Inscrições até sexta-feira (12), mediante a taxa de R$ 5,00, na Apez, na Sociedade Rural de Maringá ou na Socidade Rural de Ourizona.

O professor Peter Johann Mainka, da Universidade de Wuerzburg, Alemanha, está desenvolvendo atividades na UEM, dentro do Programa Professor Visitante da Fundação Araucária. Estão programados minicursos, palestras e reuniões com pesquisadores. Além disso, aproveitará sua estada no Brasil para desenvolver pesquisa sobre a história da colônia alemã em Rolândia.

 

Nos dias 23 e 24 de outubro, dentro da programação da Jornada de Estudos Antigos e Medievais, do Departamento de Fundamentos da Educação da UEM, será responsável pelo minicurso Instituições Políticas do Sacro-Império Romano-Germânico do Ocidente na Baixa Idade Média. No dia 29 de outubro, às 19h30, no Anfiteatro Ney Marques, ministrará uma palestra com a mesma temática. Os interessados devem procurar o DFE para se inscrever.

Mainka já esteve na UEM, de 1999 a 2004, como professor visitante da Capes. Desde essa época, vem desenvolvendo pesquisas em conjunto com a UEM. A parceria já rendeu dois livros que ele organizou, com artigos de professores da UEM e de outras instituições, ambos publicados pela Eduem: Mulheres Bruxas e Criminosas, em 2003, e A Caminho do Mundo Moderno, em 2007. O primeiro fala da perseguição às bruxas nos tempos modernos. Fruto de trabalho de pesquisa documental dos séculos XVI e XVII, mostra a contradição da modernidade. Quando a ciência moderna surgiu, ela conviveu com uma perseguição irracional às mulheres.  A segunda obra trata do início dos tempos modernos e as mudanças da área política, da sociedade e do Estado.

Mainka fica em Maringá até final de outubro e retorna para cá em fevereiro. O programa encerra em abril. O professor se coloca à disposição para intermediar possíveis parcerias e convênios com a Universidade de Wuerzburg. Os contatos podem ser feitos no Programa de Pós-Graduação em Educação da UEM.

Na próxima quinta-feira (11), tem início no Museu da Bacia do Paraná, na Universidade Estadual Maringá (UEM), o projeto Veja com as Mãos. O projeto propõe desenvolver um processo de inclusão no conhecimento da história de Maringá, por meio do acervo (painéis fotográficos, utensílios diversos) do Museu. A ação acontecerá através de diferentes linguagens que facilitam a sensação táctil, como mapas, maquetes e o braile.

Na primeira fase, participam da iniciativa estagiários dos cursos de história, arquitetura e geografia, bem como crianças da 5ª série do ensino fundamental do Colégio de Aplicação Pedagógica da UEM. As informações coletadas junto às crianças serão repassadas para o braile e ficarão à disposição dos deficientes visuais, que poderão aprender por meio do olhar da garotada. 

Na quinta-feira, das 8 às 10 horas, 30 alunos do CAP vão descrever 120 peças do Acervo do Museu da Bacia do Paraná sob a orientação da professora de Língua Portuguesa Dinara Fátima Girardi Farhat e da coordenadora pedagógica do CAP, Ana Paula Werri.

Das 10 às 11h40, os textos escritos pelos alunos serão revistos pela professora junto com os estudantes, como atividade curricular de sala de aula. Após este exercício de correção serão devolvidos aos técnicos do Museu, que digitarão o material e o vão encaminhá-lo ao Programa interdisciplinar de Pesquisa e Apoio à Excepcionalidade (Propae), para serem repassados para o braile.

A segunda fase do projeto vai ser realizada entre o dia 1 a 31 de outubro. Os textos em braile serão afixados numa grande exposição no Museu, que estará aberto à visitação por deficientes visuais. A partir do texto das crianças em braile, os visitantes especiais farão uma nova descrição das peças expostas e dos outros objetos do acervo. E, então, o projeto se encerra, com uma grande exposição, reunindo as impressões de todos os participantes.

O Museu da Bacia do Paraná fica no prédio ao lado da reitoria da UEM. Para agendamento de visitas, é necessário ligar para o telefone (44) 3261-4294 – horário 8h às 11h e 14h as 17horas.

O professor Luis Gracia Martín, da Universidade de Saragosa, na Espanha, proferiu palestras para alunos e professores do mestrado em Direito e do curso de extensão em Temas Fundamentais do Direito Penal Contemporâneo da UEM, nos dias 5 e 6. Ele falou sobre Direito Penal do Inimigo e Ontologismos e Normativismo.

No dia 6, houve o lançamento de seu livro, O Horizonte do Finalismo e o Direito Penal do Inimigo, pela Editora Revista dos Tribunais. Na mesma ocasião, foi lançado o livro da professora Érica Mendes de Carvalho, da UEM, intitulado Punibilidade e o Delito, também pela Editora RT.

O Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação da UEM abre nova turma de mestrado, nas linhas de pesquisa: Sistemas de Computação e Sistemas de Informação. As inscrições podem ser feitas de 1º de outubro a 14 de novembro. Serão levados em conta as notas obtidas no Poscomp 2008, o currículo, o histórico escolar e as cartas de recomendação.

A divulgação da homologação das inscrições será no dia 24 de novembro e a dos candidatos classificados no dia 10 de dezembro. A matrícula dos aprovados será de 25 a 17 de fevereiro (data sujeita a alteração). As aulas devem começar no dia 2 de março do próximo ano.

Outras informações na secretaria do PCC, Bloco 20, sala 14-A, fone 3261-4345, site www.din.uem.br/mestrado.

O Programa Associado de Pós-Graduação em Educação Física UEM/UEL abre nova turma de mestrado. A área de concentração é em Estudos do Movimento Humano, subdividida em quatro linhas de pesquisa: Aspectos Fisiológicos do Exercício Físico, Aquisição e Desempenho de Habilidade Motoras, Atividade Física Relacionada à Saúde e Formação e Intervenção em Educação Física.

As inscrições podem ser feitas de 22 deste mês a 22 de outubro. A prova será aplicada no dia 10 de novembro. O resultado da primeira etapa será divulgado no dia 12, a partir das 14 horas. A entrevista será realizada nos dia 13 e 14. O resultado final será informado no dia 28 de novembro. A matrícula dos aprovados na UEM será de 15 a 19 de dezembro; e na UEL, de 19 a 23 de janeiro. As aulas começam no dia 2 de março de 2009. Outras informações pelo fone 3261-4470 ou sites www.uem.br/~sec-pos e www.uel.br/cef/def.