Notas

Os 20 anos de implantação do curso de Odontologia na UEM foram marcados por mais uma solenidade. Desta vez, foi um jantar na sexta-feira (26). Durante a cerimônia, foram homenageados todos que contribuíram para a construção da história do curso, representados por doze pessoas. 

 

Fernando Ponte de Sousa foi o reitor da gestão 1986-1990, durante a qual, foi criado o curso. O reitor Décio Sperandio recebeu a homenagem, representando toda a administração atual da UEM. Os professores Carlos Alberto Conrado, Guilherme Simões Gomes e Carlos Roberto Colombo Robazza são considerados mentores do curso e receberam a homenagem por meio de seus representantes.

 

Outros homenageados foram: Andrés Tumang (que foi pró-reitor de Ensino); Sergio Guimarães (ex-oprofessor visitante); Aparecido Néri Daniel (docente); Gilberto Pucca Júnior (representando servidores que atuam em cargos públicos/privados e em entidades); Sérgio Shikacho(estágio extra-muros); Vilma Pereira (corpo administrativo); e André Gasparetto (aluno da primeira turma).

O jantar fez parte das atividades do IV Conclave Maringaense de Odontologia, realizado na semana passada.

O mestrado em Psicologia da UEM aceita inscrições de interessados de segunda-feira até o dia 10 de outubro. Recomendado pela Capes, o curso tem área de concentração em Constituição do Sujeito e Historicidade e as linhas de pesquisa em Psicanálise e Civilização e em Constituição Psicossocial da Subjetividade e do Conhecimento.

Os objetivos são expandir o universo conceitual dos profissionais; desenvolver habilidades e competências científicas para a capacidade de universalidade e crítica; capacitar os mestrandos para a compreensão de teorias, métodos e técnicas da área de Psicologia, entre outros.

Os candidatos passarão por prova escrita, entrevista, análise de currículo e do projeto de pesquisa. O início das aulas está previsto para março de 2009. Outras informações pelo fone 3261-3871, site www.ppi.uem.br, e-mail sec-ppi@uem.br.

 

A segunda edição dos Colóquios de Prática de Ensino em Ciências Sociais vão debater propostas, programas e estratégias para os licenciandos de Ciências Sociais na educação básica, de 6 a 9 de outubro, no Colégio Doutor Gastão Vidigal. Serão enfocados temas como: Fatores Sociais, Econômicos e Culturais que Influenciam no Desempenho dos Alunos no Ensino Superior; Pedagogia Libertária: é possível?; Propostas de Práticas e Conteúdos para o Ensino das Ciências Sociais. Também será realizada a Oficina de Sociologia – propostas de práticas e conteúdos para o ensino das Ciências Sociais.

As atividades serão desenvolvidas a partir das 19h30. Outras informações no Departamento de Ciências Sociais da UEM, bloco G-34, fone 3261-4288.

 

 

O XXVI Ciclo de Debates Agronômicos de Maringá e a V Mostra de Trabalhos Científicos em Agronomia da UEM estão debatendo, desde segunda-feira até hoje (26), o Conhecimento e a Tecnologia Frente aos Desafios da Ciência Agronômica. Na pauta, desde produção de milho safrinha, biocombustível, destinação de resíduos de indútria e sua aplicação na agricultura, situação atual da produção de café no Paraná  até mercado de trabalho e perfil do engenheiro agrônomo.

Os eventos são promovidos pelo Departamento de Agronomia e pelo Centro Acadêmico José Lutzemberger da UEM, com o objetivo de agregação e difusão de conhecimentos relacionados a ciências agrárias, um dos alicerces da nação brasileira.

Lúcio Tadeu Mota, Mário de Azevedo, Elza Kimura Grimshaw, Sandra Pelegrini, Alexandra Campos, Fernando Campos e José Carlos CalazansA UEM e a Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologia (Lisboa/Portugal) firmaram um protocolo de cooperação, com o objetivo de organizar a co-participação em cursos livres, de especialização, mestrado e seminários de pesquisa, promovendo o acesso do corpo docente e discente entre as duas instituições. Além disso, o acordo propõe o intercâmbio de docentes e discentes e o partilhar das experiências de pesquisas no âmbito dos serviços prestados à comunidade.

 

 

O Seminário de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação de Educação da UEM (PPE), que termina hoje (26), está debatendo políticas e gestão em educação; ensino, aprendizagem e formação de professores; e história e historiografia da educação. Durante a solenidade de abertura, no dia 24, os professores aposentados do PPE foram homenageados por meio de três docentes que estiveram na cerimônia.

Na programação, constam mesas-redondas, palestras, sessão de comunicações. Hoje, estão sendo realizadas duas reuniões com o professor Alfredo Macedo Gomes, da Universidade Federal do Pernambuco, do Comitê de Avaliação da Capes. Uma com os professores e outra com os discentes do PPE. Ele explica as novas regras para avaliação dos programas de pós-graduação pela Capes.