Notas

A Temporada Universitária 2008 da UEM, Mostra de Teatro, começa nesta quarta-feira (22), com apresentações na Oficina de Teatro da Universidade.

O Teatro Universitário de Maringá (TUM) irá apresentar a peça, já conhecida, O Auto dos 99, na quarta (22) e quinta-feira (23). Além dessa peça, o TUM também apresentará Medidas Contra a Violência, no dia 24.

A Cia Teatral Palavração, da Universidade Federal do Paraná, se apresenta no dia 25, com Por Que o Ogro Vermelho Chorou. O Grupo TAL terá dois espetáculos no domingo (26), com as peças O Rapto das Cebolinhas e De Cabo a Rabo.

A outra semana fica por conta da Cia Teatral de Pedras, com Andarilhos do Cordel, no dia 27;  a dupla Wilson e Sarrafo com o espetáculo Concerto em Ri Maior, na terça (28) e na quarta-feira (29); a Cia Instável apresentará a peça A Vida é Sonho, no dia 30 e na sexta-feira (31) o grupo Imago Teatro de Animações, com Vis Motrix.

O final de semana fica com os grupos Teatro Estudantil de Paranavaí, no sábado e Esteta Estático E Cia Teatral, no domingo, com as peças o Julgamento de Pedro e As Depreciadas.

A entrada custa R$ 6,00 e R$ 3,00 para estudante. Os espetáculos começam às 21 horas, de segunda a sábado e, no domingo, a partir das 16 horas. Mais informações no telefone 3261-3880.

 

O Centro de Tecnologia da Universidade Estadual de Maringá e o Sindimetal convidam os alunos, professores e profissionais da área para a palestra Fontes de Financiamento para P&D no Setor de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíves. A iniciativa faz parte da programação da Feira Metal Mecânica 2008.

A palestra será proferida pelo professor Florival Rodrigues de Carvalho, Superintendente de Planejamento e Pesquisa na Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis – ANP. A atividade está prevista para sábado (18), às 10 horas, no pavilhão do Parque Internacional de Exposições Francisco Feio Ribeiro.

Evento que será realizado nesta sexta-feira (17), no Luzamor, abordará a plasticidade neural, a aprendizagem e a cidadania. As atividades começam às 8h30, com a palestra do tema central, que será enfocado pelo professor Marcílio Hübner de Miranda Neto. Também estão previstos a apresentação das peças teatrais O Auto da Barca do Fisco e A Farsa do Fiscal que se Casou com a Trambiqueira e do Grupo Abaecatu, debate, exibição de curtas pró-cidadania, palestra sobre o Observatório Social de Maringá, com Marcelo Galdioli, e confraternização.

As atividades são voltadas para os professores do ensino básico e comunidade em geral. As inscrições devem ser feitas gratuitamente no Museu Dinâmico Interdisciplinar (Mudi), na UEM, bloco O-33, no Núcleo Regional de Educação de Maringá ou antes do evento. A promoção é da UEM/Mudi/CAE, SER – Maringá, Receita Federal, Receita Estadual, Lions Clube Universitário e Seed/NRE, com financiamento da Seti.

A Universidade Estadual de Maringá (UEM) promove, por meio do Projeto de Pesquisa Estudos dos Fundamentos Epistemológicos da Psicologia de Vigotski do Programa de Pós-Graduação em Psicologia e do Departamento de Psicologia, os Seminários Vigotski Epistemológicos. A próxima atividade será a palestra Kant e o Problema do Conhecimento, a ser proferida pela professora Andrea Faggion, do Departamento de Filosofia na próxima terça-feira (21), às 19 horas, na sala do COU.

 

No próximo dia 30, o Teatro Calil Haddad será palco do 7º Show de Talentos, promovido pelo Centro de Vida Independente (CVI) de Maringá. Por meio de manifestações artísticas, pessoas com e sem deficiência vão representar e analisar questões como acessibilidade, transporte e trabalho. Além do CVI, a ANPR, a Apae de Astorga, a Anpacin, a Escola Dinâmica, o CEEBJA, o Projeto de Extensão-UEM e a AMDF também vão se apresentar.

De acordo com Gláucia de Araújo, coordenadora administrativa do CVI-Maringá, o objetivo do evento é apresentar uma atividade diferente para a comunidade. “Queremos mostrar que as pessoas com deficiência também têm talentos”, disse.

A entrada para o show é gratuita. Os convites deverão ser retirados na bilheteria do teatro, a partir das 18 horas. As apresentações começam às 19 horas.