Notas

A Aiesec, organização gerida por jovens universitários, realiza processo seletivo específico de recrutamento de acadêmicos, interessados em atuar nas organizações do terceiro setor em um dos países em que a entidade está presente. A inscrição é para intercâmbio profissional de curta duração que poderá ser realizado durante o recesso acadêmico em países como Argentina, Uruguai, Chile, Colômbia, Polônia, Ucrânia, entre outros.

As inscrições devem ser feitas até o dia 29 deste mês pelo site www.aiesec.org.­­br/maringa. Informações adicionais pelo fone (44) 3261-3688 ou no escritório da organização, instalado no Bloco D-67, sala 104, no câmpus sede da Universidade Estadual de Maringá.

 

A professora do Departamento de Engenharia Têxtil da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Sandra Biégas, está realizando uma pesquisa para a conclusão de seu mestrado em Administração, da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

 

A pesquisa, que tem como finalidade analisar o comportamento do consumidor no comércio eletrônico, está disponível no site www.dimontao.com.br. Quem colaborar participará do sorteio de um notebook.

 

Já estão abertas as inscrições para o Workshop Internacional em Tecnologia e Infraestrutura para Pesquisa, promovido pelo Programa de Pós-Graguação em Administração (PPA) da Universidade Estadual de Maringá (UEM), juntamente com o Centro de Ciências da Saúde (CCS) e o Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CSA). O evento será nos dias 27 e 28 (segunda e terça-feira) desse mês.

 

O objetivo do Workshop é disseminar as técnicas e ferramental tecnológico para colaboração e produção em pesquisa, bem como conhecer a estrutura e as propostas do Research on Research (RoR) Group, para interação com os grupos de pesquisa do CSS e CSA da UEM. Além disso, o evento traz a expectativa de discussão das possibilidades de desenvolvimento de projetos conjuntos, objetivando oportunidades de financiamento e publicação internacional.

 

Serão oferecidas 40 vagas, com seleção por ordem de inscrição, observadas as prioridades para pesquisadores e pós-graduandos nas áreas de Saúde e Ciências Sociais Aplicadas. As inscrições podem ser feitas, sem cobrança de taxas, na secretaria do PPA. Outras informações pelo telefone 3261-4976 ou no site www.ppa.uem.br.

 

A UEM promove o Workshop Internacional em Tecnologia e Infra-Estrutura para Pesquisa nos dias 27 e 28 deste mês, das 7h45 às 17 horas, no Bloco C-23, sala 202. O objetivo é disseminar as técnicas e o ferramental tecnológico para colaboração e produção em pesquisa. Visão Geral do Grupo RoR – proposta, características, estrutura, publicações, pessoas ao redor do mundo é o tema da primeira palestra. O assunto será abordado por Ricardo Pietrobon (Universidade Duke/EUA).  

Jatin Shah (Duke/Singapura) falará sobre RoR Group Projects – standardize and facilitate the writing of research papers; Elias César de Araújo de Carvalho (UEM) sobre Mineração de Texto em Grandes Bases de Dados de Pesquisa – research performance, trial simulation, etc e sobre Ferramentas Livres para Comunicação Utilizadas pelo RoR – Skype, Yugma, Google Docs, Google Calendar, etc; Claudia Vanalli (Duke/EUA) sobre Manual Thetoric Analysis of the Papers, Text Mining, a Computer Science Technique to Automatically Process Information in Free Text such as Scientific Papers.

Pietrobon será responsável ainda pelos temas: Projetos, Oportunidade de Financiamento e Publicação de Artigos – o conceito do Centro de Propostas do RoR Group, adesão de pesquisadores visando à participação em projetos, publicações e conferências internacionais; Trabalhos do RoR Envolvendo Text Mining e Simulação; e a mesa-redonda para discussão de futuros projetos.

O evento é promovido pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Centro de Ciências da Saúde, Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Programa de Pós-Graduação em Administração da UEM e pela Duke. Há apenas 40 vagas, priorizadas para pesquisadores e pós-graduandos nas áreas da saúde e ciências sociais aplicadas. Outras informações na secretaria do PPA, Bloco C-23, sala 15, fone 3261-4976.

 

A UEM promove, de 5 a 7 de novembro, a 41ª Reunião Regional da Associação Brasileira de Estatística (ABE), a VI Jornada de Estatística de Maringá e a V Semana de Estatística. Os eventos estão sendo realizados pelo Centro de Ciências Exatas e pelo Departamento de Estatística da UEM, no Hotel Deville de Maringá.

 

A programação conta com conferências, minicursos, comunicações e sessões de pôsteres, abordando questões relacionadas à amostragem, inferência bayesiana e análise multivariada.

 

As inscrições podem ser feitas através do site www.des.uem.br, sem resumo de trabalho, até o dia 5 de novembro e, com resumo de trabalho, até o dia 30 desse mês. Acadêmicos pagam R$ 15 e outros interessados R$ 50.