Notas

A DAA informa que a renovação de matrícula dos alunos dos cursos de graduação para o ano letivo de 2009 deve ser efetuada a partir de amanhã, dia 18 até 5 de fevereiro ddo ano que vem, exclusivamente via Internet, no endereço eletrônico http://www.daa.uem.br, acessando o “Menu do Aluno”  (http://www.npd.uem.br/daa/menualuno), link “Renovação de matrícula”.

Mais informações no Edital 24/2008-DAA, que pode ser acessado pelo link (http://www.daa.uem.br/editais/2008/024-2008-DAA.pdf).

A Fundação Araucária, em parceria com a ApexBrasil e a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior torna pública a abertura de processo seletivo para técnico extensionista.  

É necessário que o candidato tenha curso superior completo, experiência profissional em empresas, assessoria ou consultoria. O objetivo é promover melhorias em produtos, processos e em gestão, para melhor competitividade de micro, pequenas e médias empresas dos setores de alimentação, de vestuário e metal-mecânico. A jornada é de 40 horas semanais e as atividades serão desenvolvidas em núcleos sediados, prioritariamente, em Maringá (vestuário), Londrina (vestuário e alimentação) e Curitiba (metal-mecânico). O valor da bolsa é de R$ 3.600,00, com duração de 12 meses e início em janeiro de 2009.

A inscrição deve ser feita até terça-feira da próxima semana (18). Os interessados devem enviar curriculum vitae, comprovando formação e experiência, indicando a cidade de atuação escolhida, para o seguinte endereço: Fundação Araucária - A/c Fernando Gimenez - Projeto Extensão Industrial Exportadora – PEIEx – Av. Comendador Franco, 1341 - 80215-090 –  Curitiba/PR.

 

O Hemocentro de Maringá precisa urgente de doadores de sangue em decorrência de emergência no Hospital Universitário. A doação pode ser de qualquer tipo sangüíneo. Os voluntários devem ter entre 18 e 65 anos, mais de 50 quilos, apresentar boa condição de saúde e não podem ter ingerido bebida alcoólica nas últimas doze horas. Os doadores devem levar um documento com foto. O Hemocentro, localizado na Avenida Mandacaru, 1.600, está aberto até as 18h30 (não fecha para o almoço). Outras informações pelo fone 2101-9400.

 

Jantar dançante marca os 30 anos do curso de Processamento de Dados da Universidade Estadual de Maringá, que, desde 1998, mudou para Bacharelado em Informática. Atualmente, o curso conta com cerca de 230 alunos. Além desse, o Departamento de Informática da UEM oferece a graduação em Ciência da Computação. Os convites para o evento podem ser adquiridos com a professora Sandra até hoje (14), fone 9961-9957. O jantar será realizado amanhã, com a animação do grupo Boi, de Maringá.

Na quarta e quinta-feira da semana que vem (19 e 20), na cantina central da UEM, será realizada a III Mostra de Brinquedos Artesanais. O tema dessa edição será “Da Improdutividade à Revolução” e, paralelamente ao evento, estará acontecendo a I Mostra de Trabalhos Acadêmicos sobre Marxismo, Trabalho e Tempo livre, do Departamento de Educação Física da UEM.

 

As peças da Mostra foram produzidas pelos acadêmicos do terceiro ano de licenciatura, para a disciplina de Teorias do lazer. Após um aprofundamento teórico sobre o tema, os alunos planejaram e construíram os brinquedos. Depois, os levaram para a vivência com os sujeitos no campo investigativo e, posteriormente, realizaram uma análise final dos resultados.

 

Segundo o professor Rogério Massarotto de Oliveira, organizador do evento, o tema para a mostra deste ano foi escolhido para fazer menção às características dos brinquedos. “Utilizamos o termo ‘brinquedo improdutivo’ para fazer uma analogia ao que Karl Marx publicou sobre o trabalho produtivo e improdutivo”, explica. De acordo com o professor, os brinquedos improdutivos se apresentam como contra-hegemonicos.

 

Já os brinquedos revolucionários, além de serem contra-hegemonicos, apresentam também características que direcionam para a transformação do sistema capitalista para uma outra lógica social. “Eles buscam denunciar as questões orgânicas do modo de produção e reprodução do capital, para que a classe trabalhadora tenha condições de se organizar e lutar por melhores condições de vida”, declara.

 

Para quem se interessou, a III mostra de Brinquedos Artesanais e a I Mostra de Trabalhos Acadêmicos sobre Marxismo, Trabalho e Tempo livre serão realizadas das 8 às 22 horas.

 

A UEM teve dois projetos contemplados pela Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) no Programa Observatório da Educação. As propostas apresentadas pelos programas de Pós-Graduação foram:  Licenciatura em Ação – Repensando Práticas Pedagógicas e de Pesquisa, coordenada pelo professor Marco César Danhoni Neves, e Fatores Determinantes do Desempenho da Prova Brasil, coordenada pela professora Dra. Nerli Nonato Ribeiro Mori.

Foram apresentadas 60 propostas, sendo 39 de núcleos locais que são programas de pós-graduação stricto sensu que atuam isoladamente, e 21 propostas em núcleo de rede, que envolvem, pelo menos, três diferentes instituições de educação superior. Ao todo, 29 projetos foram selecionados.