Notas

Cerca de 5.500 alunos da UEM estão participando dos Jogos Interatléticas (JOIA), que terminam no domingo (23). Iniciadas no dia 15 deste mês, as competições, que reúnem, na organização, sete associações atléticas integrantes da Liga Desportiva Universitária (LDU), tem a participação de 14 cursos de graduação.

As disputam, que ocorrem no câmpus universitário e na Vila Olímpica, são nas modalidades de futebol de salão, futebol de campo, vôlei, basquete, handebol, vôlei de praia, tênis de mesa, atletismo, xadrez e natação.

As competições do atletismo são realizadas pela manhã, a partir das 9 horas, e as demais são disputadas durante todo o dia (manhã e tarde).

Para marcar as finais do JOIA, será realizado, no sábado, a partir das 23 horas, na Chácara Vitória, um evento de encerramento. Os contatos podem ser feitos com Jean Marques, pelo telefone (44) 9123-7239.

O Departamento de Odontologia, da Universidade Estadual de Maringá, está doando10 equipamentos odontológicos completos, incluindo desde cadeiras, refletores e cuspideiras até equipos).

Devem se manifestar apenas entidades sem fins lucrativos ou órgãos públicos. Os interessados devem encaminhar o pedido para o DOD, solicitando a doação, que será efetivada após a aprovação pelo Conselho de Administração (CAD) da UEM. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (44) 2101-9054.

A I Copa Universitária de Futebol Suíço da UEM foi realizada de 9 de outubro a 14 deste mês com a participação de 25 equipes. Além de integrar os alunos e incentivar a prática da modalidade, visou também a preparar e destacar os jogadores para formar a equipe universitária da Instituição para o Campeonato Universitário Paranaense de Suíço para 2009.

Foram arrecadados mais de 400 litros de leite tanto das inscrições como das penalidades aplicadas durante os jogos, que foram repassados para a Creche Menino Jesus. Os vencedores foram os cursos de Matemática (1º lugar), Engenharia de Produção (2º) e Direito (3º). Ainda foram premiados a equipe mais disciplinada: Educação Física Noturno; o goleiro menos vazado: o acadêmico  Fernando Ciriaco (Educação Física N); e o artilheiro da competição o acadêmico Johel Caetano (Matemática).

O reitor Décio Sperandio entregou o troféu ao curso de Matemática. Em sua fala, o reitor incentivou as equipes e destacou as melhoras nas instalações esportivas da UEM, como a cobertura das quadras, vestiários para o campo.

 

No último sábado (15), foi realizada a I Corrida Rústica de Iguatemi Elenilson Silva – Pare de Fumar Correndo, promovida pela Prefeitura de Maringá, UEM, Lions Clube de Maringá, Usina de Açúcar Santa Terezinha e Uningá. Participaram do evento cerca de 2 mil pessoas, entre crianças, jovens e adultos.

 

Além da corrida, houve também uma feira de saúde, com professores e alunos das instituições de ensino envolvidas. Os participantes receberam orientações para a prática de esporte, inclusive, com avaliação física antes e depois da prova. Além disso, foram orientados sobre hipertensão e sua relação com o tabagismo e puderam aferir a pressão arterial.

 

Na feira, foram realizados testes de glicemia e orientações sobre diabetes, saúde bucal e suas relações com o tabagismo. Também foram conhecidos os vencedores do Concurso de Redação sobre tabagismo, que foi realizado pelos alunos do Colégio Estadual Rui Barbosa.

 

A UEM também esteve presente, apresentando, junto ao Lions Universitário, os resultados de uma pesquisa que foi realizada nesse ano em Iguatemi, sobre o tabagismo. Além disso, o curso de Medicina, o MUDI (Museu Dinâmico Interdisciplinar) e o Lions Universitário fizeram demonstração de material anatômico com patologias tabaco-relacionadas, distribuição de material informativo sobre tabagismo e também cadastramento de indivíduos que pretendem parar de fumar, para que possam fazer tratamento.

 

Através do projeto de Artes Visuais da UEM, a artista Tânia Machado pintou uma tela com a imagem do maratonista Elenilson Silva, que foi entregue ao atleta no momento da premiação. Na praça onde foi realizado o evento, foram colocadas 50 faixas com frases sobre tabagismos e seu malefícios.

No dia 4 de dezembro, às 17 horas, o professor do Departamento de Letras da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Marciano Lopes, vai lançar o livro O Mal de D. Quixote: romantismo e filosofia da história na obra de Raul Pompéia, na Unesp de Assis. O evento comemora os 50 anos da Faculdade Comunicação e Letras.
O evento será realizado no Salão de Atos da FCL/Assis, com música ao vivo do pianista Luiz Fernando Garcia. O livro é resultado da tese de doutorado de Lopes.