Notas

No dia 4 de dezembro, às 17 horas, o professor do Departamento de Letras da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Marciano Lopes, vai lançar o livro O Mal de D. Quixote: romantismo e filosofia da história na obra de Raul Pompéia, na Unesp de Assis. O evento comemora os 50 anos da Faculdade Comunicação e Letras.
O evento será realizado no Salão de Atos da FCL/Assis, com música ao vivo do pianista Luiz Fernando Garcia. O livro é resultado da tese de doutorado de Lopes.

O Departamento de Odontologia, da Universidade Estadual de Maringá, está doando10 equipamentos odontológicos completos, incluindo desde cadeiras, refletores e cuspideiras até equipos).

Devem se manifestar apenas entidades sem fins lucrativos ou órgãos públicos. Os interessados devem encaminhar o pedido para o DOD, solicitando a doação, que será efetivada após a aprovação pelo Conselho de Administração (CAD) da UEM. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (44) 2101-9054.

A DAA informa que a renovação de matrícula dos alunos dos cursos de graduação para o ano letivo de 2009 deve ser efetuada a partir de amanhã, dia 18 até 5 de fevereiro ddo ano que vem, exclusivamente via Internet, no endereço eletrônico http://www.daa.uem.br, acessando o “Menu do Aluno”  (http://www.npd.uem.br/daa/menualuno), link “Renovação de matrícula”.

Mais informações no Edital 24/2008-DAA, que pode ser acessado pelo link (http://www.daa.uem.br/editais/2008/024-2008-DAA.pdf).

No último sábado (15), foi realizada a I Corrida Rústica de Iguatemi Elenilson Silva – Pare de Fumar Correndo, promovida pela Prefeitura de Maringá, UEM, Lions Clube de Maringá, Usina de Açúcar Santa Terezinha e Uningá. Participaram do evento cerca de 2 mil pessoas, entre crianças, jovens e adultos.

 

Além da corrida, houve também uma feira de saúde, com professores e alunos das instituições de ensino envolvidas. Os participantes receberam orientações para a prática de esporte, inclusive, com avaliação física antes e depois da prova. Além disso, foram orientados sobre hipertensão e sua relação com o tabagismo e puderam aferir a pressão arterial.

 

Na feira, foram realizados testes de glicemia e orientações sobre diabetes, saúde bucal e suas relações com o tabagismo. Também foram conhecidos os vencedores do Concurso de Redação sobre tabagismo, que foi realizado pelos alunos do Colégio Estadual Rui Barbosa.

 

A UEM também esteve presente, apresentando, junto ao Lions Universitário, os resultados de uma pesquisa que foi realizada nesse ano em Iguatemi, sobre o tabagismo. Além disso, o curso de Medicina, o MUDI (Museu Dinâmico Interdisciplinar) e o Lions Universitário fizeram demonstração de material anatômico com patologias tabaco-relacionadas, distribuição de material informativo sobre tabagismo e também cadastramento de indivíduos que pretendem parar de fumar, para que possam fazer tratamento.

 

Através do projeto de Artes Visuais da UEM, a artista Tânia Machado pintou uma tela com a imagem do maratonista Elenilson Silva, que foi entregue ao atleta no momento da premiação. Na praça onde foi realizado o evento, foram colocadas 50 faixas com frases sobre tabagismos e seu malefícios.

O Hemocentro de Maringá precisa urgente de doadores de sangue em decorrência de emergência no Hospital Universitário. A doação pode ser de qualquer tipo sangüíneo. Os voluntários devem ter entre 18 e 65 anos, mais de 50 quilos, apresentar boa condição de saúde e não podem ter ingerido bebida alcoólica nas últimas doze horas. Os doadores devem levar um documento com foto. O Hemocentro, localizado na Avenida Mandacaru, 1.600, está aberto até as 18h30 (não fecha para o almoço). Outras informações pelo fone 2101-9400.