Notas

O Serviço de Atendimento à Rede de Escolarização Hospitalar (Sareh) foi agraciado com o 1º lugar na categoria Relatórios de Programas Implantados ou em Implantação, no Concurso de Trabalhos dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, promovido pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep).

A cerimônia de premiação será realizada no dia 11 deste mês, no Cietep, em Curitiba. O Serviço foi idealizado e implantado pela pedagoga Cinthya Menezes, chefe de gabinete da secretária estadual de Educação, Yvelise Arco-Verde.
O prêmio tem um destaque especial, pois o trabalho foi considerado pela Fiep adequado aos Objetivos do Milênio traçados pela ONU (Organização das Nações Unidas).  O Sareh atende alunos da Educação Básica impossibilitados de freqüentar a escola por estarem internados em hospitais, permitindo a continuidade dos estudos.

“O pedagogo é responsável pela coordenação, acompanhamento e avaliação do trabalho desenvolvido, sendo o elemento articulador entre o aluno, o professor, a família, o hospital, a escola e os núcleos regionais de Educação”, explica Cinthya. Até a metade do próximo ano, um projeto político pedagógico próprio para esse serviço deverá estar definido.

O Sareh funciona também no hospital universitário da UEM, em parceria com o HU, atendendo a diversos pacientes internados. Juntamente com a Seed, os núcleos regionais de Educação acompanham, mediam, orientam e fiscalizam as ações pedagógicas do Sareh.

O serviço já está implantado em oito instituições localizadas em três regiões do Paraná – Curitiba, Londrina e Maringá – e avança para ampliar sua cobertura. Atende alunos do ensino fundamental e médio, tanto da rede pública quanto da rede privada de ensino.

 

A Uniscience do Brasil ministra um treinamento em Termociclador para PCR em Tempo Real Rotor-Gene 6000, 5-Plex HRM Corbett, nesta terça-feira (9), na UEM. O treinamento será dado por Daniel Perez Vieira, assessoria científica Technical Support da Uniscience do Brasil, a partir das 14 horas no anfiteatro do Complexo de Centrais de Apoio à Pesquisa da UEM (Comcap), bloco A-9. A promoção é da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Diretoria de Pesquisa e Central de Biologia Molecular, Estrutural e Funcional.

Uma comissão interinstitucional apresentou uma proposta de educação musical, na quarta-feira da semana passada, para a Secretaria de Educação do Paraná (Seed) e na plenária do Conselho Estadual de Educação (CEE).  O Projeto de Educação Musical nas Escolas do Paraná (Pemep) foi elaborado pelas  universidades estaduais de Maringá e de Londrina, com assessoria do professor Carlos Kater. A proposta visa a iniciar um processo de formação continuada para professores de Arte da rede estadual de ensino para ministrar os conteúdos de Música.

A chefe do Departamento de Música da UEM, Vânia Fialho, explica que o projeto foi elaborado a partir de uma demanda da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (Seti). “A formação continuada de professores é tema que vem sendo amplamente debatido, acompanhando as principais tendências educacionais da atualidade. Desde 2004, as Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Graduação em Música indicam que as universidades e IES têm o compromisso de estabelecer pontes profícuas com a educação básica. A aprovação da Lei nº 11.769, em 18 de agosto de 2008, a qual estabelece a obrigatoriedade do ensino dos conteúdos de música na educação básica, requer das universidades formadoras de profissionais da educação o comprometimento com a formação continuada para capacitar os professores que já atuam na área de arte para ministrarem os conteúdos específicos de música”.

O projeto piloto deve ser desenvolvido em 2009, com carga horária de 120 horas/aula, dividida em três módulos, com o caráter de extensão universitária. Serão parceiros nessa iniciativa a Seed, a Seti, a UEM, a UEL, a Escola de Música e Belas Artes do Paraná (Embap) e Faculdade de Artes do Paraná (FAP).

Alem de Vânia Fialho, também participaram das reuniões Magali Kleber (UEL), Margaret Amaral de Andrade (Embap), Solange Maranho Gomes (FAP), Agnes Cordeiro de Carvalho (Seed) e Carlos Alberto de Paula (Seed).

 

 

O fornecimento de nitrogênio líquido, pelo Laboratório de Criogenia, do Departamento de Física, da UEM, será interrompido de 19 deste mês a 9 de janeiro.

A paralisação ocorrerá em virtude das férias coletivas da universidade e dos abonos dos servidores. O fornecimento voltará ao normal a partir do dia 12 de janeiro. Outras informações poderão ser obtidas no Laboratório de Criogenia (bloco G-67, sala 6), com Marcos Moleiro (telefone 3261-4330, ramal 210) ou com Márcio Babata (telefone 3261-4430, ramal 204).

 

A Universidade Estadual de Maringá contrata professores temporários para as áreas agrárias, exatas, humanas, de saúde e tecnológicas. As inscrições terminam no dia 19 deste mês. Os documentos e requerimentos devem ser entregues no Protocolo Geral, Bloco A-1, de segunda a sexta-feira, das 7h40 às 11 horas e das 13h30 às 16 horas. Os candidatos serão avaliados por prova escrita, análise de currículo e, em alguns casos, prova prática e didática.

As 26 vagas estão distribuídas entre as seguintes matérias: DAG: Entomologia Agrícola; Floricultura, Paisagismo, Jardins e Arborização de Vias Públicas; e Solos; DZO: Produção Animal; DCI/Goioerê: Ciências Biológicas; Física; e Matemática; DES: Estatística; DMA: Cálculo Diferencial e Integral e Geometria Analítica e Álgebra Linear; DQI: Ensino de Química; DCS: Antropologia; DHI: História Econômica; DMU: Educação Musical e Matérias Teóricas; e Piano e Matérias Teóricas; DAC: Micologia Médica; e Bacteriologia Clínica; DEF: Educação Física com Ênfase em Lazer e Recreação; DEC: Construção Civil: Tecnologia de Construção Civil; e Estruturas; CAU/Umuarama: Eletrotécnica e Sistemas Prediais Elétricos e de Telecomunicações; Estatística; e Tecnologia em Construção Civil.

Outras informações pelos fones 3261-4352 e 3261-4233 ou site www.uem.br/concurso (edital 329/2008-PRH).