Notas

A UEM oferece o curso de especialização em Gestão Empresarial – MBA Executivo turma 14, com o objetivo de qualificar profissionais que exerçam postos de comando nas empresas e transmitir uma visão global do processo gerencial das organizações. Destinado a executivos e profissionais liberais que possuam graduação em Administração ou áreas afins, o curso é coordenado por Maria Iolanda Sachuk.

As inscrições podem ser feitas entre os dias 26 de janeiro e 20 de fevereiro, na secretaria do Departamento de Administração (DAD), Bloco C-23, sala 212. Outras informações pelo telefone (44) 3261-4906; e-mail sec-dad@uem.br e site www.dad.uem.br.

Como parte das ações municipais de combate à doença, a UEM vai determinar que a Diretoria de Assuntos Acadêmicos (DAA) envie, nos próximos dias, e-mails a todos os estudantes da instituição, orientando-os a tomar medidas preventivas no combate à dengue, como a de não deixar, em casa, antes de viajar em férias, recipientes que possam acumular água.

Além disso, segundo o diretor de Serviços e Manutenção, Ozório Kunio Matsuda, a UEM manterá, nas próximas semanas, a equipe que percorre todo o câmpus universitário para fazer a coleta de copos descartáveis e de recipientes que possam acumular água, favorecendo a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue.

Representando a universidade na Comissão Municipal de Mobilização e Combate à Dengue, Matsuda participou, nesta sexta-feira (12), da solenidade que marcou, em Maringá, o lançamento do Dia Estadual de Mobilização e Combate à Dengue. A cerimônia reuniu, entre outras autoridades, o secretário estadual de Saúde, Gilberto Martin; e o secretário municipal de Saúde, Antonio Carlos Nardi.

A Pró-Reitoria de Ensino da UEM divulga o calendário acadêmico 2009, aprovado pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, juntamente com os calendários de 2010 e 2011. O próximo ano letivo será de 2 de março a 21 de dezembro, com férias de 13 a 27 de julho. O período letivo do curso de Medicina será diferenciado para a 5ª série (19 de janeiro a 19 de dezembro) e para a 6ª série (5 de janeiro a 15 de novembro). A 5ª série de Odontologia também tem estágio supervisionado em Saúde Coletiva em data diferente: 12 de janeiro a 13 de novembro. Já a 5ª série de Odontologia de 2010 começa o estágio em 30 de novembro deste ano.

Os alunos devem efetivar a renovação da matrícula até 5 de fevereiro. A solicitação para participação de alunos em projetos (projetos de ensino, monitoria para atendimento a alunos com necessidades especiais e monitoria para atendimento a alunos indígenas) deve ser feita de 2 a 15 de março. Os pedidos para o Programa Paranaense de Mobilidade Estudantil serão aceitos de 2 a 6 de fevereiro.

As inscrições para o Vestibular de Inverno 2009 serão aceitas de 1º a 22 de abril e para o Vestibular de Verão 2009, de 1º a 21 de setembro. A inscrição de alunos da 1ª série do ensino médio no Programa de Avaliação Seriada será de 28 de setembro a 14 de outubro. A Mostra de Cursos está prevista para os dias 26 e 27 de agosto.

Outras informações pelo site www.daa.uem.br.

Portaria 27/2008-PEN-Aprova calendário de atividades para o período letivo 2009

O programa Ponto & Contraponto, da Rádio UEM FM (106,9 MHz), debate, nesta sexta-feira (12), ao vivo, às 11 horas, o tema Maringá: meio ambiente e resíduos sólidos.

Participam deste debate Zaquel Elpídio dos Santos, advogado e presidente da Comissão do Meio Ambiente da OAB-Maringá; Jorge Villallobos, professor e coordenador do Observatório Ambiental da UEM; e Célia Regina Granhen Tavares, professora e pesquisadora da área de Engenharia Química da UEM.

Os ouvintes podem participar do programa pelo telefone 3261-4393 ou e-mail uemfm-jornalismo@uem.br.  Ponto & Contraponto é um espaço criado visando o debate de idéias, de forma a gerar reflexão crítica e cidadania.

A Universidade Estadual de Maringá oferece o curso de especialização em Ensino-Aprendizagem de Ciências e Biologia a partir de 21 de março de 2009. As inscrições podem ser feitas de 1º de fevereiro a 7 de março, na secretaria do Departamento de Biologia, bloco H-78. Com área de concentração em Ensino de Ciências e Biologia, o curso pretende proporcionar o aperfeiçoamento de métodos, técnicas e estratégias de ensino-aprendizagem voltados para a área de Ciências e Biologia.

Com carga horária de 366 horas/aula, as aulas serão ministradas às sextas-feiras à noite e sábados de manhã e à tarde. Na estrutura curricular, disciplinas como A Pesquisa no Ensino de Ciências e Biologia; Fundamentos e Práticas para a Educação Ambiental; Tecnologias de Informação e Comunicação e o Ensino de Ciências e Biologia; oficinas de ensino-aprendizagem em Genética, Física/Astronomia Aplicada a Ciências e Biologia, Botânica, Biologia Celular, Anatomia e Fisiologia e em Química Aplicada a Ciências e Biologia, e outras.

A especialização é destinada a licenciados em Ciências, Ciências Biológicas e áreas afins. São oferecidas, no mínimo, 20 vagas e, no máximo, 35 vagas. Os candidatos serão selecionados por meio da análise de currículo. A matrícula dos aprovados será de 16 a 20 de março. O custo é de 18 parcelas de R$ 165,00. Outras informações pelo fone 3261-4312.